NewsMuseum nomeado para Museu Europeu do Ano

newsmuseum

 

O NewsMuseum é um dos museus nomeados ao prémio de Museu Europeu do Ano de 2017, do European Museum Forum (EMF).

 

 

O nome do vencedor, que vai suceder ao Polin – Museu da História dos Judeus Polacos, será divulgado durante uma cerimónia que tem lugar em maio, em Zagreb (Croácia), na 40.ª edição do prémio.

 

 

O NewsMuseum, em Sintra, foi inaugurado em abril de 2016 e tem-se assumido como uma janela aberta para o mundo dos Media e da Comunicação, e para o impacto destes na sociedade, recorrendo a uma forte componente digital e tecnológica.

 

 

Na área da museologia, o Prémio Museu Europeu do Ano – European Museum of the Year Award (EMYA) – é o principal e o mais antigo dos galardões atribuídos pelo Fórum Europeu dos Museus e também o mais prestigiado na Europa.

 

 

No total existem 46 candidatos, entre os quais se encontra o NewsMuseum, a maior e mais interativa experiência de Media e Comunicação da Europa. Da lista ainda fazem parte outros dois museus portugueses: o Museu do Dinheiro e o Museu de Leiria.

 

 

Criado em 1977 pelo Conselho da Europa, o Fórum Europeu dos Museus é uma organização transnacional sem fins lucrativos que se dedica há cerca de 40 anos a várias iniciativas para promover processos inovadores no setor e reconhecer a excelência na cena museológica europeia. 

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6768 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.