Noronha da Costa celebra 50 anos de carreira na Casa-Museu Medeiros e Almeida

Noronha da Costa_1

 

 

O pintor Noronha da Costa, que é uma das referências nas artes plásticas em Portugal, celebra 50 anos de carreira com a exposição “Isto não é só um écran – Noronha da Costa – 50 anos de pintura (1967-2017), que estará patente de 14 de Março a 22 de Abril na Casa-Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa.

 

 

A maioria das peças que fazem parte desta exposição são referentes a diversos períodos e são da colecção pessoal de Noronha da Costa e estará patente na Galeria de Exposições Temporárias, ficando a fase actual do pintor integrada no espaço da colecção da Casa-Museu, até ao dia 22 de Abril.

 

 

Esta mostra permite ao público desenvolver algumas pistas conceptuais para a compreensão da obra de Noronha da Costa, marcada pela experimentação constante de inconfundível pulsão filosófica. O pintor demonstra um questionamento obsessivo em torno da natureza e das possibilidades da imagem, levando a experimentação a um grau de consequência raro e submetendo a sua obra a sucessivas e inesperadas metamorfoses. As obras deste artista estão expostas na Gulbenkian, Serralves ou no CCB.

 

 

A exposição tem a curadoria de Bernardo Pinto de Almeida, conceituado crítico de arte, que, desde finais da década de 80, vem defendendo Noronha da Costa no plano histórico, crítico e curatorial. 

 

 

Trata-se daquilo a que poderíamos chamar uma pintura depois da pintura, ou seja, de uma pintura que vem construir-se a partir da pintura e, de certo modo, sobre as suas ruínas, tanto mais que comporta o novo entendimento da imagem em que desenha o horizonte mais avançado da contemporaneidade“, é desta forma que o curador da exposição descreve o trabalho de Noronha da Costa.

 

 

A exposição “Isto não é só um écran – Noronha da Costa – 50 anos de pintura (1967-2017) pode ser vista de 14 de Março a 22 de Abril na Casa-Museu Medeiros e Almeida. A entrada é gratuita para a Galeria de Exposições Temporárias. Para a última parte da exposição o bilhete é de 5 €.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.