NOS Alive: Marta Pereira da Costa levou a guitarra portuguesa a viajar por sonoridades do mundo

 

 

 

Marta Pereira da Costa abriu as actuações no palco EDP Fado Café, no terceiro e último dia de NOS Alive.

 

A única mulher a tocar guitarra portuguesa, no Fado (Luísa Amaro viaja por outros géneros musicais), veio ao NOS Alive mostrar que a guitarra portuguesa sendo algo tão nossa, consegue viajar por outras sonoridades, por outros sons que provavelmente à primeira vista não seriam a si associados.

 

A música tradicional portuguesa à world music, do jazz ao chorinho, Marta Pereira da Costa preparou um alinhamento bem conseguido permitindo ao público, que encheu o espaço, viajar por diferentes sensações, ritmos e sensibilidades. Os disparos de fotografias (por parte do público) sucediam-se quase ao mesmo ritmo do trinar a sua guitarra. Marta Pereira da Costa conseguiu colocar o público a dançar e atento do inicio ao fim do seu espectáculo. Em palco demonstrou algumas das qualidades que lhe são reconhecidas. Peca por pouco interagir com o público, falando ‘de fugida’, o que sendo um espectáculo instrumental acaba por ser uma opção que deve ser revista. A artista terá muito mais a ganhar interagindo com o público, embora este não fosse o palco mais adequado para o fazer.

 

Além de temas do seu primeiro disco, Marta Pereira da Costa aproveitou este espectáculo para apresentar dois temas que integrarão o próximo trabalho discográfico.

 

Carlos Miguel Martins, António Pinto, Miguel Amado e Alexandre Dinis acompanharam a artista em palco juntando a viola, a percussão, o acordeão, o piano e o baixo à sonoridade única da guitarra portuguesa.

 

Texto: Rui Lavrador
Fotografias: João de Sousa.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6328 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

One thought on “NOS Alive: Marta Pereira da Costa levou a guitarra portuguesa a viajar por sonoridades do mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.