Depois de anunciar a presença do duo francês Air, autores de trabalhos notáveis como “Moon Safari” ou a banda sonora de “As Virgens Suicidas”, o festival revela os nomes que vão passar, de 9 a 11 de Junho, pelo Parque da Cidade, no Porto.

 

Entre os artistas confirmados, sobressaem o ícone do rock PJ Harvey e o rock sonhador e experimental dos islandeses Sigur Rós, além de Brian Wilson num concerto especial de “Pet Sounds”, obra máxima do pop do século XX.

 

 

A estes, juntam-se nomes chave para compreender a música mais actual: o dream pop dos americanos Beach House, o regresso ao pop dos Animal Collective, o post rock dos Explosions In The Sky, a apresentação do novo álbum do supergrupo alemão Moderat, os Deerhunter liderados por Bradford Cox, o rolo compressor de rock de Ty Segall and The Muggers ou Julia Holter, autora de um dos álbuns mais marcantes de 2015.

 

 

Como é habitual, o festival guarda também espaço para propostas nascidas na década de noventa. O regresso aos palcos da mítica banda de hardcore Drive Like Jehu, os sempre em forma Dinosaur Jr., o rock instrumental e sem amarras de Tortoise, a descarga eléctrica de Mudhoney, o noise metal dos lendários Unsane, os pioneiros do out rock Loop ou o seguro de vida em directo que são os Shellac estão entre os destaques do NOS Primavera Sound 2016. 

 

 

Pelo Parque da Cidade vão igualmente passar propostas de grande actualidade. O hip hop de um dos mcs do momento, Freddie Gibbs, o rock batalhador de Savages, o synthpop dos pujantes Chairlift, as odes etílicas de Titus Andronicus, Dan Bejar a bordo de Destroyer para mostrar o recente “Poison Season”, o baile emotivo de Kiasmos, a banda de culto da música portuguesa Linda Martini, os aromas pós punk de Parquet Courts, a experimentação de Holly Herndon, ou a electrónica tingida de jazz de Floating Points são alguns dos nomes mais em voga desta edição.

 

 

A extensa lista não acaba por aqui e continua a exibir nomes recheados de conteúdo e qualidade: o pop visto de diferentes prismas pelos Wild Nothing, Car Seat Headrest, Roosevelt, Autolux, Empress Of ou Manel, as guitarras de Protomartyr, Royal Headache, Neil Michael Hagerty & the Howling Hex ou Algiers, os djs Fort Romeau e The Black Madonna, o electropop experimental dos Sensible Soccers, o alter ego electrónico de João Vieira com o projecto White Haus, a simplicidade requintada de Cass McCombs, o kraut rock dos BEAK>, a psicadélica de Bardo Pond ou os sons obscuros de Mueran Humanos completam um cartaz amplo e diversificado.

 

 

O cartaz completo do festival é o seguinte:

Air . Algiers . Animal Collective . Autolux . Bardo Pond . Battles . Beach House . BEAK> . Brian Wilson performing Pet Sounds . Car Seat Headrest . Cass McCombs . Chairlift . Deerhunter . Destroyer . Dinosaur Jr. . Drive Like Jehu . Empress Of . Explosions In The Sky . Floating Points (live) . Fort Romeau . Freddie Gibbs . Holly Herndon . Julia Holter . Kiasmos . Linda Martini . Loop . Manel . Moderat . Mudhoney . Mueran Humanos . Neil Michael Hagerty & the Howling Hex . Parquet Courts . PJ Harvey . Protomartyr . Roosevelt . Royal Headache . Savages . Sensible Soccers . Shellac . Sigur Rós . The Black Madonna . Titus Andronicus . Tortoise . Ty Segall and The Muggers . U.S. Girls . Unsane . White Haus . Wild Nothing

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6400 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.