Um dos espaços que faz parte do Festival desde a primeira edição é o Palco Tofa no Grupo Sportivo Adicense. O grupo de artistas que preencherá o cartaz das duas noites neste palco está confirmado: José da Câmara, Beatriz, João Casanova e Vânia Duarte.

Os melhores e mais reconhecidos intérpretes do género têm passado pelos muitos palcos de Alfama. Em 2016 eles estarão no Palco Caixa junto ao rio, no Museu do Fado no seu auditório e restaurante, no Palco Casa Ermelinda Freitas (Largo das Alcaçarias), na Igreja de São Miguel, no Palco Tofa (Grupo Sportivo Adicense), na Sociedade Boa União, no Centro Cultural Dr Magalhães Lima. Este ano, o Caixa Alfama conta com dois novos palcos situados no Largo da Igreja de Santo Estevão e no Clube Lusitano. O Fado à Janela é já tradição e acontecerá no Largo do Chafariz de Dentro e no Largo de São Miguel.

 

 

Beatriz é uma fadista jovem. Estreou-se o ano passado com o álbum “Fado com cores alegres”. Nele participam os músicos Guilherme Banza, na guitarra portuguesa, Nélson Aleixo, na viola e Gustavo Roriz, no contrabaixo. Os 12 temas que constituem o disco de estreia correm vários estilos – desde o fado-canção, ao tradicional -, e por lá encontramos, entre outros,  “Barco negro”, “Foi Deus”, “Estranha forma de vida” e “Maria Lisboa”, do repertório de Amália Rodrigues.

 

 

João Casanova é um veterano mas ainda e sempre em forma. Não tarda faz 50 anos de carreira. Dedicado e um verdadeiro apaixonado, contabilizar os seus clássicos e aparições na rádio seria tarefa impossível.

 

 

José da Câmara tem quase 30 anos de carreira. Filho de D. Vincente da Câmara e sobrinho-neto de Maria Teresa de Noronha, tem mais de uma dezena de edições: discos em nome próprio ou colaborações que fazem do fadista um dos mais conhecidos da Canção de Lisboa.

 

 

Vânia Duarte é cantora residente na Casa de Linhares ao lado de nomes como Jorge Fernando, Fábia Rebordão ou André Baptista, o que desde logo revela a sua qualidade. Extraordinária e multifacetada intérprete, tem no Fado o seu maior amor. Tem um disco editado, “Efeito de Fado” com a produção de Custódio Castelo e estará na 4ª Edição do Caixa Alfama.

 

 

Já confirmados

 

Aldina Duarte, Artur Batalha, Beatriz, Carminho, Madur, Gisela João, Fábia Rebordão, FF Fernando Fernandes, Marco Oliveira, Marco Rodrigues, Marina Mota,  Maura Airez, João Casanova, José da Câmara, Raquel Tavares e Ricardo Ribeiro, Sangre Ibérico e José Gonçalez, Sara Correia, Vãnia Duarte

 

 

O bilhete único, já à venda nos locais habituais, tem o preço de 38€, passando a 45€ nos dias do Festival, e deverá ser trocado por pulseira pelo próprio nas bilheteiras do festival sediadas no Museu do Fado, a partir de dia 22 de setembro. Pulseira essa que dará acesso a todos os espaços do Festival até ao limite de lotação de cada um.

 

 

Os clientes da Caixa Geral de Depósitos terão 10% de desconto nos bilhetes adquiridos com qualquer cartão de débito ou crédito, na bilheteira do Museu do Fado.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6259 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.