Número de touradas e de espectadores aumentaram em 2019, revela o IGAC

A Inspecção-Geral das Actividades Culturais deu a conhecer as estatísticas dos espectáculos tauromáquicos autorizados por esta entidade, em Portugal Continental.

As estatísticas agora divulgadas revelam que foram realizados 174 espectáculos tauromáquicos tendo sido os concelhos de Albufeira (20) e Lisboa (12), que mais festejos realizaram.

Por região, o Alentejo liderou com 79 espectáculos realizados, seguindo-se a Região de Lisboa, com 35 e a Região Centro, com 34 espectáculos.

Os dados agora lançados, adiantam que os 153 espectáculos realizados em praças fixas contaram com a presença aproximada de 365.600 espectadores e os 21 espectáculos realizados em praças ambulantes foram apurados 18.300 espectadores, num total de 383.900 espectadores.

Segundo a IGAC, “à semelhança do observado em anos anteriores, a praça de toiros do Campo Pequeno, em Lisboa, foi aquela em que foi apurado maior número de espectadores, num total de cerca de 49.600, constituindo o triplo do total de espectadores nas praças ambulantes”, por sua vez, “em termos de média de espectadores estimados por espectáculo, a de Santarém (Celestino Graça) ocupa posição cimeira com 8.500 espectadores, seguida do Campo Pequeno, em Lisboa e a de Coruche, ambas com cerca de 4.100. Seguem-se as praças de Alcochete, com 3.600 espectadores e as da Figueira da Foz e Montijo, com 3.400.

No que respeita a empresas, foi a empresa Toiro das Sesmarias, que gere a Praça de Albufeira, a que mais espectáculos realizou, 20, seguindo-se a Colina Fresca, de Ricardo Levesinho, com 17 festejos realizados.

Ainda segundo a IGAC foi António Telles quem mais actuou com 32 espectáculos, seguindo-se Luís Rouxinol e Luís Rouxinol Jr, com 29 e 28 espectáculos respectivamente.

No toureio a pé foi Manuel Dias Gomes que liderou com 9 espectáculos, enquanto que nos Forcados a liderança divide-se por três grupos, Vila Franca de Xira, Montemor-o-Novo e Santarém, todos com 17 espectáculos.

No ano em que ingressaram na IGAC novos diretores de corrida, continuou a ser Agostinho Borges, o Director que mais dirigiu espetáculos, 21, seguindo-se Marcos Gomes, com 17 e Domingos Jeremias com 16 espectáculos.

O Relatório Completo encontra-se AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.