Nuno Rogeiro analisa as eleições americanas em “O Pacto Donald Trump, Novo Contrato com a América”

O Pacto Donald

 

Já passou um mês da tomada de posse de Donald Trump e para analisar o “fenómeno” que se encontra à volta do bilionário que se tornou no 54° Presidente dos Estados Unidos da América, o analista político Nuno Rogeiro edita na segunda-feira, dia 27 de Fevereiro, o livro “O Pacto Donald Trump, Novo Contrato com a América”.

 

 

Com base em testemunhos e documentos inéditos, analista de política internacional há 35 anos, procura desvendar as causas da eleição e investiga também as suas consequências para a América e para o mundo, incluindo Portugal. Rogeiro traça a História do populismo nos EUA desde 1787, reflecte sobre o problema do voto indirecto, do federalismo e das sondagens (estavam mesmo erradas?) para perceber quem votou e porquê de o ter feito.

 

 

O analista tenta responder às perguntas que o mundo coloca: Pode um bilionário ser arauto e servidor de um povo revoltado? E é essa revolta é real ou fabricada? E que revolta é esta afinal? Na sociedade, na economia, nos estados, no próprio modelo federal?

 

 

O mundo pergunta-se o bilionário pode ser arauto e servidor de um povo revoltado? E é essa revolta é real ou fabricada? E que revolta é esta afinal? Na sociedade, na economia, nos estados, no próprio modelo federal? É o “novo contrato” prometido por Trump é o quê? O “populismo” triunfante durará? É Trump um revolucionário, um contra-revolucionário ou apenas reaccionário?

 

 

No final deste livro, Nuno Rogeiro, que colabora com a SIC e a revista “Sábado”, tenta chegar às razões da derrota de Hillary Clinton, contando as personagens e correntes de “resistência”, a posição das minorias, as comparações com Ronald Reagan, a interferência russa, os conflitos de interesses do agora presidente e antigo empresário.

 

 

Nuno Rogeiro já editou as obras: “Para Além de Bin Laden”, “Menos que Humanos”, “Na Rua Árabe” e “A Corda do Enforcado”. “O Pacto Donald Trump, Novo Contrato com a América” está nas bancas a partir do dia 27 de Fevereiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.