O Centro Internacional das Artes José de Guimarães promove 5ª edição dos “Encontros para Além da História”

encontros-alem-da-historia

 

O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) promove 5ª edição dos “Encontros para Além da História” nos dias 13 e 14 de Janeiro. Esta edição vai debruçar-se sobre o universo poético de Herberto Helder e à profunda, extensa e singular influência que exerceu sobre outros autores, dos diferentes campos da criação contemporânea.

 

 

A forma como soube articular e distinguir as várias dimensões temporais, como soube criar uma língua própria, sem tempo e sem lugar, a performatividade da sua escrita, veiculada a partir de uma identidade quase secreta e sem exposição mediática, mas de forte ressonância, fazem de Herberto Helder uma figura tutelar, irradiadora, poeticamente potente.

 

 

Procurando replicar e fazer ecoar essa potência geradora discursiva, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães vai reunir autores de várias áreas do conhecimento de coreógrafos, performers, músicos, poetas, artistas, cineastas, antropólogos, actores que se juntam numa performance contínua, única e irrepetível vão fazer soprar no CIAJG o poderoso e misterioso vento primordial da criação que Herberto soube convocar e animar. 

 

 

Nesta edição vão estar presentes os artistas: António Poppe e Joana Fervença, Eglantina Monteiro, Rosa Maria Martelo, Susana Chiocca, Vera Mantero (com Kenia Dias, Francis Wilker, Giselle Rodrigues, Jonathan Andrade, Glauber Coradasqui e Edi Oliveira), Pedro A.H.Paixão, Tomás Cunha Ferreira e Mike Cooter, Francisco Janes e Carlos Pereira e Rui Moreira.

 

 

Os “Encontros para Além da História” tomam e prolongam o nome da exposição inaugural do CIAJG, que mais do que um título era o mote conceptual que deu origem ao Centro. São encontros de carácter anual, que se realizam em Dezembro/Janeiro, e são uma instância onde se promove o debate crítico em torno de questões operantes do CIAJG. 

 

 

Este evento carece de inscrição prévia e são gratuitos até ao limite de lotação da sala. Os “Encontros” irão decorrer no dia 13 de Janeiro, das 15:00 às 19:00. No sábado, 14 de Janeiro, às 16:00, o Teatro Oficina terá uma participação especial no evento com a apresentação de uma breve performance em torno da obra “Húmus”, de Herberto Helder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.