O Fado, e a cultura nacional, perdeu hoje, 28 de Maio, um dos seus nomes maiores. D. Vicente da Câmara faleceu esta manhã, segundo informou o seu filho José da Câmara em declarações à Agência Lusa.

O funeral do fadista que ficou conhecido, entre outros êxitos, pela “Moda das Tranças Pretas” no domingo a partir das 15:30, saindo da Igreja da Graça em direcção ao Cemitério dos Prazeres. O velório será este sábado a partir das 16:00, revelou também José da Câmara.

 

 

As reacções a esta noticia não se fizeram esperar, principalmente no meio fadista com muitos a lamentarem a perda.

 

 

João Braga destacou na sua página pessoal de Facebook, “O ÚLTIMO SENHOR DE UMA GERAÇÂO DE GRANDES FADISTAS”, enquanto o também fadista Rodrigo da Costa Félix escreveu na mesma rede social “Deixou-nos um enorme do Fado. Enorme em dignidade, em rectidão, em seriedade, em educação…enfim, valores que infelizmente vão escasseando e dos quais Dom Vicente da Câmara era um majestoso exemplo! Um abraço muito especial ao meu querido amigo de longuíssima data, José da Câmara, que alargo a toda a família. Até sempre, D. Vicente.”.

 

 

A fadista Cláudia Picado referiu na sua página pessoal de Facebook: “Até sempre D.Vicente! Obrigada por todos os ensinamentos e partilhas. Última viagem á 2 anos a Londres. O fado está tão mais pobre. Paz a sua alma!” enquanto a actriz Vera Mónica escreveu “Mais um amigo que parte. Mais uma voz que se cala. Que descanse em paz, deixa muitas saudades. A toda a família os meus sentidos pêsames”.

 

 

As reacções sucedem-se a uma perda enorme na cultura portuguesa de um artista que contava com 88 anos de idade.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6225 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.