O futuro é agora! Conheça a história de Tomás Bastos, o menino-toureiro que está a dar que falar!

D.R.

Tomás Bastos teve a sorte de nascer numa família, que para além de ter ascendência toureira, sempre o apoiou a alcançar os sonhos.
Aos 13 anos, o sobrinho-neto da grande figura do toureio, o matador de touros José Júlio, e filho do conhecido bandarilheiro David Antunes, tem dado muito que falar aquém e além-fronteiras.

Este menino é a prova de que uma criança já nasce toureira, que os skills motores e os maneirismos toureiros são evidentes desde tenra idade.

Tomás aos 16 meses já brincava com os lápis de pintar como se fossem bandarilhas, denotando uma desenvoltura para essa ação muito acima da idade.

Com dois anos, já preferia ver corridas de touros em vez de desenhos animados e na fase em que as crianças querem ser super-heróis, Tomás queria ser o Perera.

Antes de entrar na escola já ia a corridas de touros, quando o seu pai saía na quadrilha de Luís Rouxinol, porém o pai por nunca querer impor nada nas suas escolhas, foi deixando passar estes sinais até um dia…ao mostrar um vídeo do jovem prodígio do toureio espanhol: Marco Pérez.

Ao ver o vídeo, o Tomás disse ao seu pai: “Se não me ajudas não quero ver nada disto!

Estas palavras fizeram com que David Antunes tomasse a consciência que Tomás tinha o sonho de ser toureiro e que o tinha de ajudar neste caminho!

Desde ai, Tomás tem recebido preparação física, técnica e educação taurina pelas mãos de seu pai, de forma a conhecer a plenitude da profissão.

Para alargar conhecimentos esteve também na escola taurina José Falcão e atualmente vai algumas vezes à Escola Taurina da Moita, para ter novas experiências e outras abordagens, mas a responsabilidade da aprendizagem taurina está nas mãos do seu pai, o qual também foi novilheiro.

O Tomás, em época escolar treina duas horas por dia, já em períodos que não há aulas a preparação intensifica-se também para que aprenda as exigências da profissão.

Desde os 9 anos que toureia bezerras e no passado sábado esteve a tourear um novilho e uma vaca na ganadaria Juan Pedro Domecq, onde se filmou o vídeo que aqui deixamos.

Em Espanha, Tomás Bastos já se apresentou algumas vezes e tem dado que falar, inclusive Jose Luis Neire, professor da Escola Taurina de Algaba ( Sevilha) considera que “Tomás tem as qualidades necessárias para se fazer figura”.

Novos e breves desafios estão para vir na carreira deste menino-prodígio.

Os aficionados devem estar atentos a Tomás Bastos, pois qualidades técnicas e vontade não faltam ao menino de ouro do toureio português que muito irá dar que falar.

Pode ver o vídeo AQUI.

Sónia Batista

Sónia Batista iniciou a sua formação na escrita taurina na revista luso-espanhola Ruedo Ibérico em 2004 e desde aí procurou formação na área, em Portugal e Espanha. Ao longo dos anos colaborou com quase toda a imprensa taurina nacional e tem-se especializado na imprensa taurina internacional. Iniciou o seu percurso internacional no burladero.com em 2010, passando por vários órgãos de imprensa espanhóis até chegar em 2013 à prestigiada revista 6TOROS6, a qual considera a maior escola da escrita taurina.

Sónia Batista has 24 posts and counting. See all posts by Sónia Batista

Sónia Batista

2 thoughts on “O futuro é agora! Conheça a história de Tomás Bastos, o menino-toureiro que está a dar que falar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.