O livro “A Doçaria Portuguesa-Norte” será apresentado na livraria Traga-Mundos

Traga Mundos

 

A apresentação do livro “A Doçaria Portuguesa-Norte”, de Cristina Castro, vai decorrer no dia 17 de Dezembro, sábado, às 21:00, na livraria Traga-Mundos.

 

 

A colecção “A Doçaria Portuguesa” é composta por cinco volumes e visa facultar ao público o mais abrangente inventário da doçaria portuguesa contemporânea. A investigação é desenvolvida por Cristina Castro, responsável pelo projecto “No Ponto”. Esta é uma parceria com uma equipa multidisciplinar e conta com a orientação do gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes e da historiadora Isabel Fernandes.

 

 

No prefácio do livro Virgílio Nogueiro Gomes refere que “…ficaremos com o melhor inventário que, seguramente, alguma vez foi efectuado para esta actividade tão poética como são os nossos doces.” 

 

 

O volume que vai ser apresentado, sobre a região norte, retrata as actuais especialidades doceiras de cada concelho nortenho, num total de mais de 150 doces, com um rigoroso estudo bibliográfico que acompanha a informação recolhida in loco, com um magnífico trabalho fotográfico de Gonçalo Barriga e gulosas ilustrações da autoria de Ana Gil. De origem popular ou conventual, antigos ou recentes, famosos ou pouco conhecidos, os doces incluídos neste livro traduzem uma laboriosa investigação no terreno em busca da origem dos doces, das histórias de quem os faz, e dos locais onde prová-los. 

 

 

Este guia ,com 312 páginas e 148 fotografias, será sem dúvida a forma ideal para adoçar as suas viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.