O livro “O Pedreiro – do penedo ao mundo” é apresentado na livraria “Traga-Mundos”

Traga Mundos

 

O livro “O Pedreiro – do penedo ao mundo”, de João e Fernando Costa,  é apresentado na livraria “Traga-Mundos” no dia 12 de Novembro, sábado, pelas 21:00.

 

 

“O Pedreiro. Do Penedo ao Mundo”, de João Costa e Fernando Costa, resulta de uma iniciativa e respetiva edição da Junta de Freguesia de Alpendorada e Matos, com a chancela da Lema d’Origem. O granito e o homem estão em permanente diálogo ao longo da história, numa região que se tem afirmado na exploração e transformação deste produto. Destaca-se a segunda metade do século XX como período marcante na expansão dessa atividade, embora não sejam esquecidos os primórdios da exploração junto ao rio Douro e da atividade atual.

 

 

A actividade dos pedreiros nesta região do país surge ainda testemunhada por vários trabalhadores de diversas gerações e pelas palavras dos arquitectos Souto de Moura e Elisabete Saldanha. O prefácio do livro é da responsabilidade de José Mattoso e a contextualização geológica da professora Elisa Preto Gomes. José Mattoso refere que este livro deverá ocupar um lugar que merece no panorama dos bons estudos sobre a cultura popular do Norte de Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.