A obra de Júlio Resende vai estar exposta em Matosinhos

Resende

 

 

De 23 de Setembro a 27 de Janeiro, a Galeria Municipal de Matosinhos vai receber a exposição “Obra Pública”, de Júlio Resende. Esta exposição vai ser inaugurada este sábado, pelas 17:00.

 

 

 

Júlio Resende é o responsável pelos azulejos que decoram a estação de metropolitano de Sete Rios ou o icónico painel “Ribeira Negra” e os vitrais da igreja do Foco, ambos podem ser encontados no Porto. Estas obras, que permitem que o público experimente um pouco de arte em transportes públicos e outros locais onde não é muito comum ver obras de arte. Estes trabalhos serviram de inspiração para a exposição “Obra Pública”.

 

 

 

Estudos para painéis cerâmicos, tapeçarias e vitrais podem ser vistos nesta exposição que procura dar a conhecer a origem de algumas das mais importantes obras de Resende.

 

 

 

Numa das salas da Galeria de Arte pode ser visto o espólio que pertence à Câmara Municipal de Matosinhos. A principal parede da sala de sessões públicas do edifício dos paços do concelho conta com uma das mais notáveis obras de Resende, o painel cerâmico “Lenda de Cayo Carpo”. Deste acervo faz ainda parte a tapeçaria “Neptuno”, que pode ser visto nesta exposição.

 

 

 

Conhecer esta faceta do pintor é conhecer um discurso artístico que procurou uma função para a arte e uma responsabilidade cívica para o artista”, como pode ser lido no catálogo da exposição”. Este catálogo foi elaborado pela crítica de arte Laura Castro.

 

 

 

Esta exposição é organizada para celebrar as comemorações do centenário de nascimento do artista (este morreu há 6 anos), que se assinala no dia 23 de Outubro. Esta mostra é organizada em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e o Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende.

 

 

 

A exposição “Obra Pública” pose ser vista na Galeria Municipal de Matosinhos de 23 de Setembro a 27 de Janeiro de 2018. Esta mostra pode ser vista de segunda-feira a sábado, encerrando aos domingos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.