O Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo é um dos co-organizadores das II Jornadas da Rede de Museus do Algarve (RMA), que decorre na sexta feira, 16 de Novembro, na sede do Parque Natural da Ria Formosa.

 

 

Museus para quem?” será, este ano, o tema em debate, que abordará a diversidade de estratégias de proximidade entre museus, estruturas museológicas e patrimoniais e os modelos de interacção cultural, científica e social, no contexto da pluralidade dos seus públicos, utentes e comunidades.

 

 

Os participantes procurarão, igualmente, reflectir sobre as metodologias e processos pedagógicos mais adequados e facilitadores para uma maior acessibilidade aos museus, aos seus conteúdos, ideias e objectivos, de forma a diminuir barreiras conceptuais, interpretativas, etárias, linguísticas e físicas.

As II Jornadas da RMA serão igualmente um momento oportuno para uma reflexão mais actual sobre a visão, missão e funções dos museus, debatendo as várias opções para um posicionamento mais centrado nas expectativas dos visitantes.

 

 

Finalmente, pretende-se contribuir para o desenvolvimento evolutivo e dinâmico da própria definição de museu e dos seus novos desafios, prosseguindo e desenvolvendo a política formativa e interventiva da RMA e dos seus profissionais.

 

 

Ao longo do dia, serão abordados vários painéis, com destaque para a “Multiplicidade de processos pedagógicos e metodologias acessíveis em museus” e “Estratégias de proximidade entre os museus e a pluralidade dos seus públicos”.

As II Jornadas da RMA contam com o apoio da Câmara Municipal de Olhão e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas do Algarve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.