Opinião: “Do=s” é, até ao momento, o disco mais maduro de Diogo Piçarra

diogo piçarra

 

“Do=s” é o mais recente trabalho de Diogo Piçarra. Neste segundo álbum o músico natural do Algarve “abraça” um ritmo mais dançável, que podemos ver no tema “Dialeto”, que foi muito bem recebido pelos internautas com 9.3 milhões de visualizações no Youtube. O estilo romântico é algo com o qual o músico nos tem brindado e que apaixonou milhares de portugueses continua a ser sentido em “Só existo contigo” ou em “Dois”.

 

 

“Do=s” é composto por 10 temas. Nestas composições Diogo Piçarra versa sobre uma relação já existente e os altos e baixos da mesma, ao contrário do que acontecia nas músicas que faziam parte do álbum “Espelho”. Ai o amor era uma possibilidade, aqui é uma realidade.

 

 

A primeira música deste disco chama-se “Dois”. A batida inicial traz-nos a melancolia da música e as incertezas de uma relação, de como podemos estar ao lado de uma pessoa mas o nosso coração estar bem distante. Mesmo com todas estas incertezas, precisamos desta pessoa para sermos felizes.

 

 

O segundo tema é “Dialeto”. Esta foi a primeira canção dada a conhecer ao público deste novo álbum e foi considerado o melhor single do ano anterior. Foi uma das músicas que marcou o verão de 2016 em Portugal. Neste tema Diogo Piçarra continua com as letras profundas mas com uma melodia muito mais dançável, perfeita para ouvir numa esplanada de um bar de praia a assistir a um belo pôr-do-sol.

 

 

“História” é um tema mais melancólico e profundo, onde Diogo Piçarra canta tudo o que sente. Esta canção retrata a história de um casal, de qualquer casal de enamorados que se completamente. Na letra fala como um simples sorriso da pessoa que amamos pode preencher-nos.

 

 

“Já Não Falamos” é outro tema com um ritmo mais dançável, bem adequado para passar nas pistas de dança e nas rádios. O ritmo dançável é associado a uma letra que não sai da cabeça e que aborda um momento menos bom de uma relação. Mesmo não falando, a presença da outra pessoa é uma constante.

 

 

“Caminho”. Todos temos que traçar um caminho, seguir o nosso caminho mas é muito agradável percorrer esta estrada quando estamos acompanhados. O refrão desta canção tem bastante significado pois não vemos o que acontece à nossa volta e isso costuma ditar o deteriorar de muitas relações.

 

 

“Ponto de Partida” é um dueto com Valas. É uma música que canta a vida bem ao estilo do hip-hop. Esta canção começa em crescendo, sendo bem “temperada” com a doce voz de Diogo Piçarra e o rap de Valas. É uma das canções que funciona bem ao ser tocada ao vivo, especialmente em festivais de verão.

 

 

“Erro”. Esta canção não é nenhum erro. Aliás, é das mais conseguidas de todo o álbum e traz uma paz algo inexplicável quando a escutamos. A melodia é bastante agradável e a letra traz uma mensagem motivacional. Podemos cometer um erro mas nunca é tarde para mudar.

 

 

“Não sou eu” é um dueto com April Ivy, outra das vozes da nova geração de músicos portugueses. A guitarra e a percussão dão o ritmo que Diogo e April seguem nesta conversa cantada. Os dois membros deste “casal” admitem que sentem a falta um do outro e que mesmo longe vão estar um com o outro até ao fim.

 

 

“Só existo contigo” é uma das canções mais calmas do novo disco do jovem músico natural de Faro. Neste tema Diogo é acompanhado com a guitarra e as teclas. Nesta música admite que só existe por causa da pessoa amada e quando esta está longe o mundo fica sem sabor. Esta canção pode servir, perfeitamente, como banda sonora para o início de uma relação.

 

 

“200” é o último tema do disco “Do=s”, o segundo álbum de estúdio de Diogo Piçarra. Esta é uma música que nos impele a agarrar a vida com “unhas e dentes” pois esta passa muito rápido. Não podemos ficar presos ao passado. Devemos caminhar com a cabeça erguida em direcção ao futuro.

 

 

Um futuro repleto de muitas e boas canções é o que o público português quer de Diogo Piçarra. Neste novo trabalho, “Do=s”, o músico apresenta-se muito mais maduro e com certezas sobre o que quer para si e para a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.