Orquestra Geração em encontro com Orquestra Gulbenkian no Cineteatro D. João V

arrowarrow


O Cineteatro D. João V na Damaia recebeu ontem um encontro entre a Orquestra Gulbenkian e a Orquestra Geração, prante um auditório que não esgotou e que contou com muitos familiares dos jovens músicos.

 

A Orquestra Geração é um projecto pedagógico de inclusão social através da música. Uma forma de os jovens despertarem para a cultura e retirando-os de caminhos que podem não ser tão positivos.

 

Ontem no Cineteatro D. João V tiveram a oportunidade de tocar com uma das mais conceituadas orquestras nacionais, a Orquestra Gulbenkian.

 

Fundada em 1962, contam hoje com 66 instrumentistas que abordam um vasto reportório. Mais do que uma referencia nacional, a Orquestra Gulbenkian já marcou também presença em algumas das maiores salas do mundo.

 

No Cineteatro D. João V e liderados pelos Maestros José Eduardo Gomes e José Jesus Olivetti, proporcionaram uma viagem de Kodály a Beethoven, de Verdi a Tchaikovsky.

 

O alinhamento completo do concerto foi o seguinte:

 

Zoltán Kodály- Danças de Galanta

 

Joly Braga Santos- Sinfonia nº4: “Hino à Juventude”

 

Ludwig Van Beethoven- 4º andamento da Sinfonia nº5, em Dó menor, op.67

 

Giuseppe Verdi- Abertura da ópera Nabucco

 

Piotr Ilitch Tchaikovsky- Marcha Eslava op.31

 

Arturo Márquez- Danzón nº2

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6805 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.