Os Falcões do Biafra, os aviadores portugueses que ajudaram na guerra civil da Nigéria a mando de Salazar, amanhã nas livrarias

 

 

Após o grande êxito Os Flechas – A Tropa Secreta da PIDE/DGS na Guerra de Angola, Fernando Cavaleiro Ângelo regressa com uma nova e surpreendente investigação sobre um episódio muito pouco conhecido da História de Portugal. A história de como Salazar, com grande secretismo, apoiou os independentistas do Biafra na sangrenta Guerra Civil da Nigéria (1967‑1970). E a bravura de um grupo de aviadores portugueses – Os Falcões do Biafra –, que cruzou o céu africano para entregar ao povo biafrense, cercado, alimentos e medicamentos, armas e munições.

Recorrendo a documentos inéditos explica como a PIDE seguiu à distância e registou as suas movimentações em Lisboa, Faro, Bissau e São Tomé e Príncipe. E contextualiza as razões da comunidade internacional se ter dividido entre o apoio ao Governo nigeriano dado pelos ingleses (ex-colonizadores), americanos e soviéticos, e o apoio à causa biafrense prestado pelos portugueses, franceses e pelo Vaticano.

Fernando Cavaleiro Ângelo nasceu em Cabo Verde, em Janeiro de 1970. Oficial da Marinha portuguesa no ativo, desempenha actualmente as funções de Director do Centro de Comunicações, de Dados e Cifra da Marinha, depois de uma intensa carreira de mais de quinze anos nas informações militares portuguesas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.