Os Myrica Faya encerram o ciclo de apresentação do novo álbum no Coliseu Micaelense

Myrica Faya

 

Os Myrica Faya encerram o ciclo de apresentação do álbum “do Cerne”, o novo trabalho da banda dos Açores, com concertos no Coliseu Micaelense (4 de Outubro) e no Festival Al Son de La Subbética (Espanha, no dia 15 de Outubro).

 

 

Dois concertos onde a interacção entre a banda e o público prometem ser uma constante e um chamariz para fazer a festa. As músicas dos álbuns “do Cerne” e “Vir’ó Balho” vão ser apresentados ao vivo.

 

 

A banda vai ter como convidados especiais Vânia Dilac, Aníbal Raposo, Luís Alberto Bettencourt e Zeca Medeiros, a viola-da-terra de Rafael Carvalho e a guitarra eléctrica de Carlos Sousa.

 

 

No dia 15 de Outubro rumarão a Córdoba, Espanha, onde apresentarão as sonoridades açorianas no Festival de Música Folk “Al Son de la Subbética”, ao lado de grandes nomes da World Music. Apesar de ainda jovem, este é um festival que congrega os principais nomes desta vertente musical, desde os músicos, passando pelos principais organizadores e críticos da especialidade.

 

 

O álbum “do Cerne” é uma vez mais o reflexo do foco de trabalho da banda: a música tradicional  açoriana abordada de forma diferente. “Chapéu Novo” foi o primeiro single do álbum.

 

 

O álbum “do Cerne” conta com 10 temas e, ao contrário  do trabalho editado em 2014 (“Vir’ó Balho”), a maioria destes não está incluída na lista de  “clássicos do folclore açoriano”, reflectindo um trabalho de pesquisa ainda mais profundo.  Muitos dos temas são desconhecidos fora da sua ilha de origem, mesmo daqueles que estão  habituados a ouvir música tradicional dos Açores. Com este novo trabalho, os Myrica Faya  reflectem todas as influências que foram absorvendo ao longo de dois anos de convivência com  outros músicos e públicos diversos, em salas e festivais de todo o país, mantendo no entanto o  seu cerne que é a música tradicional açoriana.

 

 

O cd da banda foi oficialmente apresentado ao público açoriano no dia  14 de Maio no Teatro Angrense, em Angra do Heroísmo. A 28 de Abril havia ocorrido um pré-lançamento nacional no programa “Viva a Música” da Antena 1, no Teatro da Luz em Lisboa, ao qual se seguiram concertos nas FNACs Vasco da Gama e de Cascais e na Fábrica Braço de Prata em Lisboa.

 

 

O álbum “do Cerne” está disponível em diversas plataformas da internet e alguns dos temas estão incluídos nas playlists da maioria das rádios nacionais e em estações americanas e espanholas. Dois dos temas do álbum estão incluídos no Top 40 do EthnoCloud, a maior plataforma mundial de World Music. O tema “O Balão” em 2º lugar e o tema “Sol Baixo” em 12º do Top “West European”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.