Paul Vecchiali vai ser homenageado na Cinemateca Portuguesa

indielisboa

 

O IndieLisboa e a Cinemateca Portuguesa vão fazer a primeira retrospectiva ao trabalho do realizador Paul Vecchiali. O realizador francês é homenageado nesta 14.ª edição do IndieLisboa, que acontece de 03 a 14 de Maio, juntando-se a Jem Cohen na secção “Herói Independente”.

 

 

A obra do cineasta será revista através de uma selecção de 17 filmes. Aos 86 anos, Vecchiali acumula mais de cinco décadas de trabalho e no trabalho do cineasta destaca-se a colaboração com a seminal revista “Cahiers du Cinéma” e o papel enquanto produtor nos filmes iniciais de Jean Eustache. Vecchiali sempre se considerou um provocador, conseguindo com a sua linguagem experimental e autobiográfica trazer novas leituras e abordagens a temas sensíveis como a sexualidade, SIDA ou a pena de morte.

 

 

Serge Bozon chamou à célebre Diagonale, produtora nascida do coração profundamente cinéfilo de Vecchiali, a última grande escola de cinema depois da nouvelle vague. Fundada por Vecchiali em 1976, além dos filmes do cineasta, a Diagonale deu origem a obras de Marie-Claude Treilhou, Jean-Claude Guiguet e Jean-Claude Biette, deixando a sua marca na história do cinema. O realizador, argumentista, montador, produtor e actor estará presente em Lisboa durante o festival para apresentar as sessões dos seus filmes, na Cinemateca. 

 

 

O IndieLisboa decorre de 03 a 14 de Maio e os bilhetes estarão à venda a partir do dia 19 de Abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.