Paulo Brissos e João Pedro Pais: O que é nacional é muito bom e Cascais aplaudiu!

João Pedro Pais 204

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João Pedro Pais foi o cabeça de cartaz no terceiro dia de Festas do Mar, em Cascais. Paulo Brissos actuou na primeira parte.

 

 

 

 Paulo Brssos 31 Paulo Brssos 80 Paulo Brssos 154

 

Paulo Brissos

 

 

Paulo Brissos apresentou em Cascais o projecto “Brissos e os Conselheiros da Estrada” com o novo disco “Depois do Fim do Mundo”. Perante algumas centenas pessoas, Paulo Brissos e a sua banda conseguiu um espectáculo com qualidade e trazendo ao palco da Baia de Cascais dois convidados: Cherry e Raffa Noise. Com sonoridades rock e blues, Paulo Brissos apresentou ainda uma balada e fez uma simbólica  bonita homenagem ao seu ídolo, Rui Veloso, com o tema “Zé Ninguém”. Mostrou-se feliz por actuar numa “Baia linda“, num “dia espectacular“.

Paulo Brssos 294 Paulo Brssos 307 

 

João Pedro Pais

 

 

Num regresso às Festas do Mar, é como se nunca tivesse deixado de ali actuar. A simbiose e respeito entre os cascalenses e João Pedro Pais, voltou a sentir-se e o artista deu um concerto extraordinário.

 João Pedro Pais 44 João Pedro Pais 56 João Pedro Pais 57

 

João Pedro Pais que ao longo da sua carreira tem somado êxitos e se afirmado como um dos melhores na função, não apenas de intérprete como também na composição e escrita dos temas. A melodia, a letra e a dicção são três elementos chave nas suas actuações. Ontem em Cascais apresentou um repertório com muitos dos seus hits, mas dando-lhes novos arranjos, quase como que recriando os seus próprios temas.

 

 

Abriu o espectáculo com “Louco por Ti”, após o qual dirigiu as primeiras palavras ao púbico, “obrigado por terem vindo” acrescentando “e por terem uma paciência do caraças para nos aturar”. Seguiram-se mais dois sucessos da sua discografia, “Não Há” e “Até Nunca Mais”.

 João Pedro Pais 229 João Pedro Pais 241

 

Depois de “Civilização” elogiou as Festas do Mar, sendo para ele “gratificante” ali actuar pelo carisma que as festas têm, pelo espaço onde se realiza e por tudo o que rodeias as Festas que em Agosto animam Cascais.

 

 

“Mais que uma vez” antecedeu a chamada do primeiro convidado a palco, um filho da terra, Neev. Dois temas interpretados em dueto, de forma assombrosa. Duas vozes opostas que se entenderam na perfeição. Sobre Neev, João Pedro Pais referiu “o miúdo é mesmo bom. Não há nada a fazer”.

 João Pedro Pais 246 João Pedro Pais 251 - Cópia

 

“Mentira” é também um dos seu clássicos e seguidamente interpretou o single do seu mais recente disco “Identidade”, intitulado “Norte”.

 

 

“Um volto já” e “Passo a Passo” antecederam o encore, não sem antes João Pedro Pais ter feito questão de ir cumprimentar um a um, cerca de 15 pessoas com mobilidade reduzida que se encontravam na frente palco. Um gesto de inclusão e comovente. João Pedro Pais não esgota as suas mensagens nas letras dos seus temas, as atitudes são o prolongamento do seu pensamento.

 João Pedro Pais 128 João Pedro Pais 216

 

De regresso a palco mais uma novidade, pela primeira vez tocou ao vivo um tema, “Tudo Bem”, com o seu filho Salvador e o seu primo Fred, que integra a banda HMB.  Terminou o espectáculo com “A palma e a mão” e “Nada de Nada”.

 

 

Alguns apontamentos sobre a terceira noite de Festas do Mar: João Pedro Pais renova-se a cada espectáculo, os seus temas independentemente dos arranjos musicais percorrem gerações, desde que o artista lançou o primeiro disco em 1997. A baia de Cascais teve mais uma enchente, depois de no dia anterior também assim ter estado para Maria Gadú.João Pedro Pais 131 João Pedro Pais 197

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6612 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.