Pedro Junot apresenta “Pedro Maior” em Almada

Pedro Junot Maior

 

“Pedro Maior” é o primeiro trabalho discográfico do fadista Pedro Junot editado no corrente mês pela Música Unida.

 

Após o grande sucesso do tema “O Fadinho do Tuk Tuk” chegou o momento de Pedro Junot dar a conhecer o seu primeiro álbum: “Pedro Maior”.

 

“Pedro Maior” é um dos 14 temas que compõem este álbum e, ao mesmo tempo, é uma homenagem a um dos fados tradicionais mais antigos que continua a ser um dos mais cantados, o Fado Pedro Rodrigues. Este fado tradicional é executado em modo menor e geralmente cantado em Sextilhas ou Quintilhas.

 

A melodia de “Pedro Maior” nasce da transposição que o músico Carlos Fonseca fez do Fado Pedro Rodrigues para modo maior e conta com letra de Custódio Magalhães. Com este tema, Pedro Junot presta homenagem ao grande Pedro Rodrigues atribuindo o nome do tema “Pedro Maior” ao seu primeiro trabalho discográfico.

 

Sob a direcção e produção musical de Carlos Fonseca, também viola de Fado neste trabalho, com Hugo Edgar na guitarra portuguesa e Múcio Sá na viola baixo, “Pedro Maior” apresenta um repertório dinâmico e apaixonante de fados tradicionais e musicados do universo fadista de Alfama, do Bairro Alto e da Mouraria. Pedro Junot canta Lisboa, o amor e o Fado, prestando homenagem aos grandes fadistas, como Fernanda Maria, Beatriz da Conceição, Florinda Maria, Maria Armanda, e aos músicos, como Armandinho, Júlio Proença, Miguel Ramos, Raúl Pinto, António Correeiro, António Parreira, Carlos Alberto França, Manuel Paião, Edgar Tavares e Eurico Machado, pelas palavras dos poetas Maria de Lourdes Silva, Manuela de Freitas, António José, Domingos Costa, Eduardo Damas, Edgar Tavares, Carlos Faria, Francisco Radamanto, José Fernandes Castro e Carlos Alberto França.

 

Para além da produção e direcção musical, Carlos Fonseca é o responsável como autor e compositor de dois dos três temas originais (letra e música) de Pedro Junot: “O Fadinho do Tuk Tuk” e “De Volta à Tradição”, participando ainda como autor no “O Tempo Voa”.

 

“Pedro Maior” conta com o apoio da Rádio Amália, da Tuk Away, com o trabalho dos fotógrafos Rui Elias e Alfredo Matos e com a ilustração do pintor e artista plástico Bruno Netto, inspirada no repertório do álbum” revela o comunicado da editora.

 

Pedro Junot apresenta “Pedro Maior” à sua cidade de Almada no dia 25 de Maio às 21:30, no Auditório Fernando Lopes-Graça no Fórum Romeu Correia em Almada.

 

Este espectáculo conta com a participação especial de Conceição Ribeiro, Emma, Florinda Maria, Maria da Nazaré, Maria Passarinho e Tiago Conceição, tendo na guitarra portuguesa Pedro Marques, na viola de fado Carlos Fonseca e na viola baixo Miguel Silva.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6432 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.