Pedro Maria Gomes: “Ainda hoje gostamos, e fazemos-lo com vaidade, mostrar aos mais novos que aparecem, quem foi o Nuno Salvação Barreto”

 

 

Foi hoje, 25 de Setembro, inaugurada no átrio principal do Campo Pequeno, em Lisboa, uma pequena mas simbólica exposição com peças do espólio e Nuno Salvação Barreto.

Estas peças foram cedidas por Patrícia Salvação Barreto e a exposição integra-se na comemoração dos 75 anos do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, do qual Nuno Salvação Barreto foi cabo fundador.

A apresentação contou com actuais e antigos elementos do grupo, tendo usado da palavra Paula Mattamouros Resende, administradora do Campo Pequeno, e Paulo Pereira, relações públicas do tauródromo lisboeta.

No final da apresentação, o Infocul.pt falou com o actual cabo do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, Pedro Maria Gomes.

Pedro Maria Gomes começou por, nos, destacar que “a maior marca de Nuno Salvação Barreto é que ainda hoje o grupo de forcados amadores de Lisboa é recordado pelo Nuno Salvação Barreto, antigamente dizia-se Grupo de Forcados Amadores de Lisboa de Nuno Salvação Barreto”.

Revela que “é uma diferença para os outros grupos. Os outros grupos também tiveram os seus fundadores, e tiveram muita importância na criação dos seus grupos, mas aqui o Nuno Salvação Barreto foi um marco, não só do grupo como da tauromaquia”.

E por esse mesmo motivo, “ainda hoje gostamos, e fazemos-lo com vaidade, mostrar aos mais novos que aparecem, quem foi o Nuno Salvação Barreto”.

Questionado sobre os valores, de Nuno Salvação Barreto, que ainda hoje passa aos mais novos que chegam ao grupo, disse que “são tempos muito diferentes mas há bases que nos foram deixadas, que me foram deixadas a mim, e que eu tento passar a todos, que é a amizade, a humildade, o companheirismo e o respeito pelos mais velhos. Foram as bases que me foram deixadas e são bases que nos são úteis, não só enquanto forcados, mas também para as nossas vidas profissionais e pessoais”.

Na próxima sexta-feira, dia 27, o grupo pegará em solitário seis touros da ganadaria Pinto Barreiros. Sobre a preparação para esta corrida, que celebra o 75º aniversário do grupo, disse que “a preparação já vem desde o início da época, em que iniciámos com os treinos, esta vai ser a nossa 14ª corrida e felizmente tem sido uma época muito boa, com o grupo a mostrar uma grande coesão e também com os forcados da cara muito bem”.

Uma época em que, felizmente, voltámos a praças onde já não pegávamos há muitos anos como por exemplo Beja, já não íamos há 20 anos, Vila Franca, há 7, e incrivelmente nestes 75 anos nunca tínhamos ido à Chamusca e este ano conseguimos ir à Chamusca no centenário da praça. Portanto tem sido uma época em crescendo e terminamos aqui a época, é a nossa penúltima corrida. Era para ser a última mas é a penúltima. Mas vimos para esta corrida com muita moral e motivação e vamos estar motivados com os antigos que se fardarão connosco”, acrescentou.

Pedro Maria Gomes disse ainda que esta é “uma temporada muito positiva e que está ao nível dos 75 anos do grupo”.

A administradora do Campo Pequeno, Paula Mattamouros Resende, explicou-nos que esta exposição (a segunda no mesmo local, após a que ali esteve dedicada a Joaquim Bastinhas), é “uma forma de dinamizar o Campo Pequeno e a cultura, porque o Campo Pequeno é espectáculos, tauromaquia e cultura, também”.

 

A exposição estará patente até dia 27 de Setembro.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6784 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.