“Peixe Voador” é o novo tema dos Kalouv

kalouv-7-foto-por-hannah-carvalho

 

O single “Peixe Voador”, da banda de post-rock instrumental natura do Recife, faz parte do EP “Planar sobre Invisível”, gravado este ano em São Paulo.

 

 

Este trabalho é compostos por músicas que fazem uma  união perfeita entre o visual e o sonoro e que pode ser escutado no videoclipe de “Peixe Voador”, onde o visual é explorado de maneira reflexiva e sincera devido à coreografia de Micaio Lima.

 

 

O videoclipe  gravado numa praia deserta de Natal, tem Jônatas Barbalho na direcção e no guião. Na coreografia, o actor e dançarino Micaio Lima reage às notas da música como se corpo e som fossem um só. O vídeo foi realizado pela Transtorno Filmes e E-studio 840.

 

A conexão entre o áudio e o visual na Kalouv é um detalhe percebido pelos integrantes do grupo. As músicas não têm letras, estas são vistas como telas brancas em que o ouvinte constrói sua própria história. A cada novo trabalho os rapazes procuram artistas visuais que se conectem com o espírito das suas canções. As artes de “Sky Swimmer” (2011) foram produzidas por Ianah Maia; as de “Pluvero” (2014), contaram com as ilustrações do Imarginal; já o compacto “Planar sobre o Invisível” (2016), ganhou o toque de Alexandre Palacio.

 

 

Em seis anos de banda, esta foi a primeira vez que a Kalouv produziu um videoclipe, só que isto não significa sua ausência dos vídeos, pelo contrário. Os próprios fãs incluem a música em edições de filmes ou produzem conteúdo original para as canções. Ao ver essas criações, os rapazes perceberam que a forma como as composições são construídas estimulava a imaginação dos ouvintes.

 

 

O guitarrista Túlio Albuquerque conta que a partir dessa percepção, eles começaram a ter vontade de fazer algo no audiovisual:

 

 

Chegámos a montar equipes algumas vezes, mas sempre algo dava errado. Até que finalmente conhecemos o Jônatas, o director do vídeo, numa das viagens que fizemos a Natal para tocar. Notamos que ele tinha a sensibilidade necessária e toda motivação do mundo para fazer isso acontecer. A partir desse encontro, praticamente tudo ficou nas mãos dele. Tivemos a sorte também de ter a participação de uma equipe muito talentosa e querida, além de um actor/dançarino extremamente expressivo que foi o Micaio Lima, que criou e executou muito bem a coreografia. A escolha pelo plano sequência também foi um ponto que contribuiu muito para a leveza e fluidez da mensagem. Ficamos muito felizes e surpresos com o resultado”, conta Túlio Albuquerque.

 

 

No som instrumental da Kalouv entram influências do pós-rock ao shoegaze, com altas doses de rock progressivo. Do grupo também fazem parte Basílio Queiroz (baixo), Bruno Saraiva (teclado), Rennar Pires (bateria) e Saulo Mesquita (guitarra). A banda actualmente está em tournée. Em 2016 passaram por três regiões brasileiras e estiveram no Festival de Inverno de Garanhus (Pernambuco) e no Prata da Casa, do Sesc Pompeia (São Paulo). 

 

 

Em 2016 ainda vão passar pelo Festival DoSol (Rio Grande do Norte) e Big Bands (Bahia). Fazem parte da Kalouv os músicos: Basílio Queiroz (baixo), Bruno Saraiva (teclado), Rennar Pires (bateria), Saulo Mesquita (guitarra) e Túlio Albuquerque (guitarra).

 

Fotografia: Hannah Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.