Piódão é o destino ideal para o próximo fim-de-semana!

 

 

O Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” vai arrancar no próximo fim-de-semana, dias 21 e 22 de Abril, na aldeia de Piódão. Durante estes dois dias, as ruas da aldeia vão encher-se com teatralizações, cantadores de rua, uma caminhada cultural, visitas guiadas, workshops, a inauguração da exposição de ilustrações do ilustrador Delfim Ruas sobre a Estrada Real e degustações.

 

“Estrada Real: A Longa Caminhada” será o tema central destes dois dias que prometem ficar na memória de todos os participantes que viajem até a região do Piódão e vejam a Estrada Real, um troço medieval que servia para transportar produtos mas caiu em desuso com o passar dos séculos. Mesmo não sendo muito utilizada, as histórias relacionadas com este troço vão ser a base destes dias de festa.

 

A festa vai começar no sábado, dia 21, em pleno Mercado do Piódão, que vai receber comércio tradicional, artesanato ao vivo, personagens históricas, momentos de teatralização e animação musical. Segue-se o Agasalho Hospitaleiro de Peregrinos e Viandantes, ilustrado por um cortejo pelas ruas e pela leitura do edital, acorrendo os cantadores da literatura de cordel a declamarem em verso as peripécias dos viandantes na Estrada Real e os assaltos às caravanas de mercadores.

 

Depois de uma visita guiada ao Núcleo Museológico do Piódão, com enfoque nos testemunhos da Estrada Real, terá lugar a gravação de “Quem Conta um Conto, Conta e Pronto”, uma recolha em vídeo de testemunhos de lendas e histórias do Piódão pela comunidade.

 

Mais ao final do dia, os visitantes poderão ainda assistir a um workshop de Flores da Serra do Açor; à projeção de vídeos, fotografias e testemunhos sobre a Estrada Real; à mostra do resultado das Ilustrações elaboradas pelo grupo Urban Sketchers na Estrada Real; a uma mesa redonda informal sobre a história da Estrada Real e a sua importância ao longo dos tempos; e a uma teatralização sobre o Seminário do Piódão, que funcionou entre 1886 e 1906 e que criou um pólo cultural de grande importância para a zona. Durante todo o dia não faltarão comeres fartos e beberes frescos.

 

No domingo, o grande destaque vai para uma Caminhada Cultural pela Estrada Real, em direção a Chãs d’Égua (de inscrição obrigatória até 20 de abril). Durante o percurso, os caminheiros terão encontros e desencontros no pinhal com larápios e outros bandoleiros, ouvirão a ecoar pelas serranias estórias sobre o bandido João Brandão e assistirão até a um parto assistido nas fragas.

 

Antes do encerramento dos festejos, ainda haverá tempo para o mais famoso detective das Beiras resolver um grande mistério.

 

Depois do Piódão, o ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” prosseguirá com eventos nas restantes “11 Aldeias Históricas de Portugal”.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 16/04/2018


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

_