rancho-de-cantadores

 

Gostamos de histórias genuínas. Gostamos de quem sente e ama o que faz. A Ana Silva é fotógrafa e estuda veterinária. E faz maravilhas com cabaças (autênticas obras de arte)… No dia 2 de Dezembro esteve na apresentação do disco do Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento. 

 

 

O Rancho contou com alguns convidados, amigos e imprensa. António Zambujo, Luisa Sobral e Jorge Benvinda (Virgem Suta) também marcaram presença e cantaram umas modas com o Rancho. 

 

 

De seguida apresentamos a narrativa desta apresentação, através das palavras da Ana Silva, que publicou na sua página de Facebook, e gentilmente me deu permissão de eu as poder publicar aqui. Sintam, vivam o Alentejo, nas palavras desta veterinária com olho para a fotografia! 

 rancho-de-cantadores1

 

Dois de Dezembro de 2016. Eram quase sete horas da tarde quando cheguei a Aldeia Nova depois de mais um dia de clínica. Alguns elementos já lá estavam. Com entreajuda, lá apertavam as cintas e faziam os nós direitos dos laços. O ambiente era de festa.  

– Então Ana! Também veio? 

– Sim, claro. – e timidamente, lá sorria e ia fotografando a preparação. 

A sala estava decorada a rigor, sendo que as minhas cabacinhas também marcaram presença e o novo disco já se fazia ouvir.  

– Então não se bebe nada?  

– Vá, vamos lá abrir uma. – enquanto chegavam os restantes elementos do Rancho. 

Começavam a chegar os jornalistas. Os cantadores começavam a dividir-se e a falar sobre o novo trabalho enquanto se provavam alguns aperitivos.  

– E quando cantamos? – diziam enquanto observavam retratos pendurados relativos a atuações nacionais e internacionais.  

– Quando chegarem os convidados. A noite é grande… 

Ao fim de um pouco, chegava o Jorge Benvinda. Vamos “cantar até cair”, ouviu-se. A Luísa Sobral entrava ao mesmo tempo, com o seu sorriso simpático. Ao mesmo tempo, ia sendo requisitada para as entrevistas. O poeta e compositor João Monge também marcou presença. 

rancho-de-cantadores2

A azáfama era grande. Já se combinavam os directos para os noticiários.  

– Só quando chegar o António (Zambujo). – respondiam.  

Entretanto, chegara o amigo António Zambujo, que teve um papel preponderante para a realização deste trabalho. Mal chegou, a imprensa pedia-lhe logo entrevistas e comentários acerca deste disco.  

rancho-de-cantadores3

– Vamos jantar! 

Toda a gente se sentou para saborear o guisado de frango preparado pelo Bento Esperança, membro do Rancho.  

António Cubaixo, um dos fundadores do Rancho, estava inquieto. -Então? Quando começamos a cantar? O João Batista ficou longe para fazer o alto… (faziam sinais).  

rancho-de-cantadores6

“Não passes à minha rua… ó Maria… que me estragas a calçada…” – Cantou-se em coro e aproveitou-se para gravar para as múltiplas reportagens.  

A partir daí, mais algumas modas e cantigas se fizeram ouvir, com destaque para o tema “O que é feito dela” com a participação do António Zambujo.  

Terminado o jantar, reuniram-se as tropas. Cantadores e jornalistas em roda. E eu ali, de metro e meio, a tentar encontrar buraquinhos para fazer os meus registos.  

– O Benfica já acabou de jogar.  

– Faltam 4 minutos!  

Esperou-se para o directo para o jornal da SIC. Fui ao Jardim passear foi o tema escolhido para ser apresentado. Todos os convidados cantaram em conjunto com o Rancho.  

A entrevista acabou, mas a formatura não se desfez. Começaram-se a gravar os temas dos convidados. Luísa Sobral foi a primeira. Meteu o chapéu “alto” e cantou o tema “A Rosa” composto e escrito por si. Jorge Benvinda foi o seguinte.”Cantar até cair”, tema cantado já algumas vezes naquela noite em jeito informal, foi muito bem interpretado por todos de uma forma animada. Ao fim de um bocado, António Zambujo tirou a viola do saco, afinou-a e dirigiu-se à “roda”. Sentou-se e começou a tocar o tema “Trago o Alentejo na voz”. No fim, toda a gente aplaudiu, de tão bonito que foram os momentos.  

Algumas despedidas começavam a ser feitas. A imprensa abandonava a sala. Luísa Sobral também teve de ir embora. Contudo, João Monge, Jorge Benvinda e António Zambujo ainda ficaram para confraternizar mais um pouco e cantar mais umas modas em conjunto, celebrando a amizade.”

rancho-de-cantadores5

 

 

rancho-de-cantadores4

 

 

rancho-de-cantadores7

Texto sobre a apresentação do disco do Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento, da autoria de Ana Silva.

Fotografias: Ana Silva

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6702 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.