Porto: Circolando leva-o a descobrir o Brasilia

 

 

 

Nos dias 14, 15, 16, 22 e 23, de Setembro, a cidade do Porto recebe “Espírito do Lugar 4.0: Brasília”, de André Braga e Cláudia Figueiredo.

 

 

 O Shopping Brasília, um dos mais icónicos da cidade do Porto, é o ponto de encontro, sempre pelas 21:00. O objectivo deste percurso é, segundo comunicado de imprensa da Circolando, re informar que “os espaços urbanos desconhecidos, invisíveis, que parecem repousar num certo esquecimento são os que sempre procuramos”. Por esse mesmo motivo “traçamos um percurso num território diferente da cidade e propomos uma visão singular sobre o lugar. Em cada espaço, valorizamos a sua dimensão existencial, a multiplicidade de camadas, a pluralidade de durações. Cruzamos discursos, leituras, memórias, sensações, e acabamos a propor-lhe breves ficções. As apresentações têm lugar in situ e em todo o processo é estimulada a proximidade e colaboração com os habitantes locais”.

 

 

Em 2018, procurámos um desafio diferente num território dentro de portas. O Brasília, um dos primeiros centros comerciais da Península Ibérica, que “veio dar cor a um país ainda a preto e branco”, será o nosso território de indagação. Emblema da revolução de mentalidades, veio a ser vítima do seu próprio êxito, lutando há vários anos por negar o destino de “futuro abandonado”, revela ainda o comunicado.

 

Este projecto conta com co-criação e interpretação: Ana Isabel Castro, Catarina Gomes, Costanza Givone, Daniela Cruz, Gil Mac, Margarida Gonçalves e Paulo Mota. A co-criação e vídeo é de Gonçalo Mota e Vitor Costa.

 

É uma co-produção: Circolando e Cultura em Expansão / Câmara Municipal do Porto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.