Prémio Novos Artistas Fundação EDP abre candidaturas

edp1

 

A Fundação EDP lança a 12.ª edição do Prémio Novos Artistas, uma iniciativa bienal que visa revelar e apoiar o talento nacional emergente no domínio das artes plásticas e visuais. Podem candidatar-se portugueses residentes ou não em território nacional, sem limite de idade. As candidaturas irão decorrer entre 1 e 26 de fevereiro e deverão ser apresentadas no site da Fundação EDP.

 

 

O comissariado de seleção é constituído por Ana Anacleto, da Fundação EDP, Filipa Oliveira e João Silvério, a quem caberá a escolha dos 6 a 9 finalistas que serão anunciados em abril. Os finalistas terão a oportunidade de participar numa exposição coletiva no MAAT, a decorrer entre junho e setembro de 2017.

 

 

No decorrer da exposição, um júri internacional selecionará o vencedor desta 12.ª edição do Prémio. Ao artista vencedor, será atribuído um prémio de 20 mil euros que se destina a apoiar a continuação do estudo ou do trabalho de criação e investigação, bem como a sua internacionalização.

 

 

Miguel Coutinho, administrador e diretor-geral da Fundação EDP admite que “é sempre com muita expectativa que lançamos este prémio, não só pelo recorrente crescimento de candidatos de edição para edição, como pela riqueza de pensamento, abordagem e capacidade artística com que nos deparamos. Essa garantia permite-nos manter a aposta de dar palco ao talento português emergente em matéria de arte contemporânea”.

 

 

As exposições do Prémio Novos Artistas Fundação EDP já permitiram apresentar vários artistas, muitos deles reconhecidos atualmente como valores seguros da arte contemporânea portuguesa. Em 11 edições foram distinguidos Joana Vasconcelos, Leonor Antunes, Vasco Araújo, Carlos Bunga, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, João Leonardo, André Romão, Gabriel Abrantes, Priscila Fernandes, Ana Santos e Mariana Silva.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6784 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.