Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo pretende elevação do Traje à Vianesa a Património Nacional

traje vianesa

 

 

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo vai solicitar a elevação do Traje à Vianesa a Património Nacional. Isto foi revelado, ontem, em discurso realizado durante a recepção da mordomia da Romaria dAgonia, por José Maria Costa. Este pedido é defendido devido à autenticidade beleza e simbolismo inerentes ao Traje à Vianesa, o mais representativo da cultura portuguesa. Este traje foi certificado em Fevereiro.

 

 

 

O Caderno de Especificações (que foi entregue à associação Portugal à Mão – Centro Estudos e Promoção das Artes e Ofícios Portugueses) nasceu a partir de um estudo que foi pensado com o objectivo de certificar e preservar a identidade do traje à vianesa, pelo qual a cidade e o concelho são conhecidos.

 

 

 

Para este estudo foi feita uma recolha, triagem e análise de toda a informação relevante para o estudo do Traje à Vianesa nas suas diferentes modalidades (Afife, Carreço, Areosa, Santa Marta de Portuzelo e Perre). Todas as peças foram estudadas e fotografadas para aumentar as suas possibilidades de certificação.

 

 

 

Nesta listagem estão definidas as várias características das diferentes tipologias de traje e das suas características físicas (forma, dimensões, padrões, cores e desenhos predominantes); matérias-primas utilizadas ou modos de produção (técnicas, saberes, ferramentas e equipamentos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.