Primeira Associação de Promotores de Espetáculos reclama o regresso do IVA do setor aos 6%

apefe

 

A APEFE junta os principais promotores de espetáculos e festivais em Portugal. A Associação nasceu para melhorar a oferta cultural do País e, ao mesmo tempo, para dar voz aos interesses do setor. Jorge Lopes, da PEV- Entertainment, Álvaro Covões, da Everything is New, e Paulo Dias, da UAU, foram os impulsionadores da Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos – APEFE que arranca neste novo ano de 2017.

 

 

Chama-se Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos – APEFE e nasce com o novo ano de 2017 para “unir esforços entre os protagonistas do setor por forma a melhorar a oferta de espetáculos e festivais em Portugal e, por inerência, alavancar áreas vitais para o País, como a cultura, o turismo e a economia”. A afirmação é da direção recentemente eleita. A Associação já conta com metas bem definidas para o primeiro ano de mandato, uma das principais: fazer regressar o IVA dos espetáculos ao vivo e exposições aos 6%.

 

 

Os espetáculos e festivais atraem cada vez mais e mais turistas, sendo hoje um dos principais conteúdos que valorizam o destino Portugal e por consequência um elemento fundamental para a dinamização da economia. Os promotores, enquanto empresários e agentes culturais, têm feito um esforço por manter os preços dos bilhetes entre os mais baixos da Europa, de forma a garantir o acesso a espetáculos a todos os públicos.

 

 

A Associação tem como objetivo trabalhar em conjunto com o Governo no estrito cumprimento do artigo 78.º da Constituição Portuguesa, que visa garantir o acesso de todos os cidadãos à cultura. Este setor tem um grande potencial de crescimento e pretende tornar o mercado mais competitivo e mais leal, aumentando a oferta cultural e a criação de emprego.

 

 

A APEFE pretende ainda aumentar a troca de experiências entre os vários promotores em matérias como produção, promoção, segurança dos recintos, mecanismos para potenciar a qualidade da oferta e o reforço da defesa dos direitos de autor e conexos dos artistas.

 

 

Formada em novembro pelos principais promotores de espetáculos, a APEFE é a primeira agregadora dos interesses dos promotores de espetáculos. Entre os associados fundadores estão as principais empresas promotoras de espetáculos e festivais em Portugal, presentes na Assembleia constitutiva, conforme lista em anexo. A APEFE pretende juntar representantes de todas as áreas da Cultura – qualquer entidade inscrita como promotora no IGAC (Inspeção-Geral das Atividades Culturais) pode associar-se –, posicionando-se como interlocutora dos seus representados junto de todas as entidades, públicas e privadas, relacionadas com o setor. “Queremos direitos iguais e melhores oportunidades para todos”, sublinha o presidente da APEFE.

 

 

 

A Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos – APEFE – é uma organização sem fins lucrativos e foi constituída em novembro último. A direção é formada por Jorge Lopes, da PEV Entertainment, como Presidente, Álvaro Covões, da Everything is New, e Paulo Dias, da produtora UAU, como Vice-Presidentes, Sandra Faria, da Força de Produção, como Tesoureiro, e Ana Rangel, da Plano 6, como Secretário. A Mesa da Assembleia Geral tem como Presidente Vítor Hugo Salgado, da LiveAct Produções, João Pedro Ruela, da Ruela Music, como Vice-Presidente, e Luís Pardelha, da Produtores Associados, como Secretário. Já o Conselho Fiscal conta com Ricardo Acto, da Better World, como Presidente, Alexandra Maurício, da Décima Colina, como Secretário, e André Sardet, da Domingo no Mundo, como Relator. Os mandatos têm a duração de dois anos. As inscrições para os novos sócios estão já abertas.

 

 

Lista de promotores presentes

Ao Sul do Mundo, CRL

Better World

Décima Colina

Everything is New

Força de Produção

Grupo Chiado

H2N

Live Act

Mandrake

Música no Coração

PEV

Plano 6

Primeartists

Produtores Associados

Regiconcerto

Ritmos & Blues

Ruela Music

Sons em trânsito

UAU

Uguru

Vibes & Beats

 

 

Promotores que manifestaram apoio, mas que não marcaram presença por motivos profissionais:

 

 

CV Music & Events

Incubadora de Artes

Lemon

Primeira Linha

Ritmos Lda.

CONTACTOS 

 

Email: info@apefe.pt

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6771 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.