Programação do 20º aniversário do Museu do Fado

 

 

Foi há 20 anos que o Museu do Fado abriu. Um dos maiores patrimónios culturais do nosso país viu finalmente uma casa só para si. E, desde então, o Museu do Fado não parou de abrir as portas – aos lisboetas, sim, mas também aos portugueses de todo o país e aos visitantes de todo o mundo.

 

 

Foi há 20 anos e o Museu do Fado convida todos para a sua festa de aniversário – vários dias de comemorações à volta da canção de Lisboa que foi inscrita na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade em Novembro de 2011.

 

A 25 de Setembro de 1998, o Museu do Fado inaugurava para se tornar num verdadeiro centro cultural no centro de Alfama e criar uma verdadeira comunidade de amantes do fado de todas as idades.

 

Exposições, concertos, festivais, edições discográficas, um centro de documentação, workshops e cursos, oficinas pedagógicas, um arquivo online de gravações históricas, um auditório sempre em actividade – tudo isto e muito mais foi sendo construído ao longo de duas décadas, bem no centro da Lisboa Antiga que tantos fadistas cantaram.

 

As festas começam dia 20 com o lançamento do primeiro disco de Francisco Salvação Barreto, “Horas da Vida”, às 19:00, no São Luiz Teatro Municipal. Este lançamento da label do Museu do Fado teve direcção de voz de Camané e revela finalmente ao grande público um dos talentos mais secretos do Fado, actualmente no elenco da casa de fados Sr. Vinho.

 

Entre 23 e 27 de Novembro, a História do Fado será contada num espectáculo de “video-mapping” projectado na fachada do Museu três vezes por noite – às 20:30, 21:00 e 21:30 – com participações de Mariza, Camané, Carlos do Carmo e José Manuel Neto.

 

Também a 23 de Novembro, inaugura uma exposição – patente até 31 de Dezembro – sobre uma das mais extraordinárias fadistas de sempre, Maria Teresa de Noronha, cujo centenário do nascimento se comemora em 2018.

 

A 24 Novembro, às 21:00, o Pequeno Auditório do CCB recebe, no âmbito do ciclo Há Fado no Cais, co-produzido pelo Museu do Fado, o concerto de apresentação do primeiro disco de Gaspar, jovem talento da guitarra portuguesa. Bisneto de Celeste Rodrigues e “afilhado” de Paulo Parreira, com apenas 15 anos de idade Gaspar lança o seu primeiro álbum, também pela Museu do Fado Discos.

 

Uma grande festa do Fado, uma grande festa de Lisboa, uma grande festa de aniversário. Venha comemorar os 20 anos do Museu do Fado connosco!

 

Mais informações em www.museudofado.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.