Projeto Almenara une Castelos de Palmela e de São Jorge (Lisboa)

Palmela

 

As Câmaras Municipais de Palmela e de Lisboa, representadas, respectivamente, pelos Presidentes Álvaro Manuel Balseiro Amaro e Fernando Medina, apresentam o projecto Almenara em conferência de imprensa, no dia 8 de Setembro, quinta-feira, às 14:30, na Sala Ogival do Castelo de São Jorge, em Lisboa.

 

 

O projecto Almenara nasce de uma colaboração, que tem vindo a ser desenvolvida pelas Câmaras Municipais de Palmela e de Lisboa, com o objetivo de valorizar os conteúdos de turismo cultural presentes na região, destacando os dois castelos.

 

 

Almenara significa “grande luz” ou “farol” e o conceito remete-nos para a crise dinástica de 1383-1385, após a morte de D. Fernando I. Durante o cerco de Lisboa pelos castelhanos, D. Nuno Álvares Pereira, regressando triunfante da Batalha dos Atoleiros, para em Palmela, onde acende uma grande almenara no Castelo, um sinal de esperança para o Mestre de Avis e as suas tropas, anunciando a chegada de reforços.

 

 

Este episódio histórico, que nos fala de comunicação, de parceria e de uma identidade regional, dá o mote para um trabalho de continuidade entre os dois castelos, concorrendo para a sua dinamização e promoção, bem como para estimular o fluxo turístico na região, num diálogo permanente entre as duas margens. O primeiro momento público acontecerá com a estreia do projecto de artes performativas “Ritual Almenara”, que decorrerá, em simultâneo, nos dois castelos, a 17 de Setembro, às 21:00.

 

 

A apresentação do projecto estará a cargo, também, de Lucinda Lopes, do Conselho de Administração da EGEAC (empresa municipal que tutela o Castelo de São Jorge), Vítor Costa, Presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, que também se associa ao projecto, e de João Brites (Teatro O Bando) e Jorge Gomes Ribeiro (Companhia da Esquina), directores artísticos do projecto de artes performativas. A Conferência de imprensa contará, ainda, com as presenças do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Palmela, Luís Miguel Calha, e da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6700 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.