Red Bull Music Academy Culture Clash

 

 

O Red Bull Music Acadmy Culture Clash acontece no dia 20 de Outubro no Coliseu de Lisboa. O Coliseu abre portas às 20:00 e o espectáculo inicia-se às 21:00. 

 

 

Com o lema “Apoia A Tua Crew. Quem Manda Aqui És Tu”, esta será a primeira edição,em Portugal. O concerto terá características únicas, naquele que promete ser o combate mais sonoro do ano e onde o público terá a última palavra na decisão dos vencedores da noite. 

 

 

Neste evento vão estar presentes Branko, Riot, Kalaf, Pongolove, Carlão, Fred Ferreira (todos da crew Club Atlas); Moullinex, Da Chick, Legendary Tigerman ( são os membros da Moullinex Machine); DJ Ride, Jimmy P, MGDRV ( os Matilha); Batida, DJ Satélite, Karlon, Gonçalo Cabral, André Cabral, Bernardino Tavares e Bonga ( estes são os elementos da Batida + Kambas e o próprio Kota!). Vão estar todos frente-a-frente num combate nunca antes visto. 

 

 

Como se trata de uma competição, há regras muito específicas que as quatro crews participantes (Club Atlas, Moullinex Live Machine, Matilha e Batida + Kambas e o Próprio Kota!) aceitaram respeitar. Os hosts de serviço, a dupla Gisela João e Alex D’Alva Teixeira, vão estar atentos ao cumprimento do regulamento: o concerto é composto por quatro rounds; só são aceites dubplate specials exclusivos para o evento; no round final as crews podem chamar ao palco, os seus convidados secretos; os replays são proibidos; a vitória nos rounds tem por base a reação do público e o correspondente de decibéis, em caso de empate o público é uma vez mais chamado a decidir; é proibido utilizar material inflamável ou de pirotécnica; os rounds são controlados pelos hosts, cujas decisões são soberanas; entre as quatro crews haverá apenas uma vencedora. 

 

 

O concerto é composto por quatro rounds, sendo o primeiro de teste (sem lugar para votação), o segundo de seleção (DJs tocam qualquer estilo), o terceiro disputa-se no terreno do adversário (as crews tocam estilos dos seus oponentes) e por último, o round final conta com convidados especiais em palco (e tem pontos a dobrar). 

 

 

O Coliseu dos Recreios vai ser transformado para receber quatro crews com estilos bem diferentes. Além dos quatro palcos, a principal marca do ADN da competição reside no poder do público, a quem cabe a decisão de quem será o vencedor. 

 

 

A Red Bull Music Academy tem uma história longa em Portugal que recua a 2004 e a uma seminal experiência pioneira, “How To Build a Sound System”: engenheiros do Notting Hill Carnival fecharam-se durante semanas num armazém de Lisboa com uma série de músicos e DJs locais e construíram de raiz o primeiro sound system português que durante anos foi um pilar de celebrações na noite dos Santos Populares. 

 

 

Em 2016 a  Red Bull Music Acadmy Culture Clash (RBMA) viaja até Montreal, entre Setembro e Outubro, para proporcionar a cerca de 70 participantes de todo o mundo uma experiência única. Entre estes estão os portugueses Ghost Wavvves (André Francisco) e UhAhUh (Guilherme Tomé Ribeiro). Esta será a décima oitava edição do evento. Desde 1998, a Red Bull Music Academy tem visitado cidades como Berlim, Melbourne, Barcelona, São Paulo, Londres, Cidade do Cabo, Nova Iorque e Tóquio. 

 

 

Até hoje mais de 1,500 personalidades da música participaram em edições da Red Bull Music Academy. Entre os mentores convidados destaque para Giorgio Moroder, Chuck D, Steve Reich, Sly & Robbie, Bernie Worrell, Mark Ronson, M.I.A., Q-Tip, Hot Chip, MF Doom, Ryuichi Sakamoto, RZA, Stephen O’Malley, Gilberto Gil e os pioneiros dos sintetizadores Bob Moog, Tom Oberheim, Don Buchla, Roger Linn e Dave Smith. Muitos participantes da Academia transformaram-se em referências das suas áreas, como é o caso de Flying Lotus, Hudson Mohawke, o produtor por detrás das batidas de Drake e Kanye West, Russian DJ, produtor e editor de Nina Kraviz, o cantor Aloe Blacc, a cantora mexicana Natalia Lafourcade, que já conta com Grammys e Katy B.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.