Ricardo Araújo Pereira, Carlos Vaz Marques, David Machado e Nuno Camarneiro entre as confirmações das Tertúlias Literárias do Festival F

Festival F-Livros

 

Ricardo Araújo Pereira e Carlos Vaz Marques inauguram as Tertúlias Literárias da 3ª edição do F, no dia de abertura do festival, 2 de Setembro. No segundo e último dia do F, as Tertúlias terão como convidados os autores David Machado, Miguel Miranda, Nuno Camarneiro e o novo talento Pedro Inocêncio.

 

 

Com o apoio da Fnac, conduzidas e moderadas por Ana Isabel Soares, professora de Literatura da Universidade do Algarve, as Tertúlias Literárias regressam ao F após o sucesso da edição de 2015, que contou com Dulce Maria Cardoso, Valter Hugo Mãe, Afonso Cruz e Sandro William Junqueira.

 

 

Carlos Vaz Marques é um dos mais prestigiados jornalistas portugueses. Na TSF, com a qual colabora desde 1990, criou o espaço de entrevistas «Pessoal e… Transmissível» em 2001 e mais tarde a rubrica diária «O Livro Do Dia». Director da edição portuguesa da revista Granta, a mais conceituada revista literária do mundo, coordena ainda a Colecção Literatura de Viagens na Tinta-da-China.

 

 

Ricardo Araújo Pereira tornou-se conhecido do grande público através das rábulas humorísticas do “Gato Fedorento”. É autor das crónicas “Boca do Inferno” semanalmente publicadas pela revista Visão, que chegou a acumular com o programa “Mixórdia de Temáticas”, nas manhãs da Comercial. Desde 2008 que integra o programa de debate “Governo Sombra” com Carlos Vaz Marques, Pedro Mexia e João Miguel Tavares.

 

 

No dia 3 de Setembro participam nas Tertúlias Literárias do Festival F os autores David Machado, Miguel Miranda, Nuno Camarneiro e o escritor algarvio, Pedro Inocêncio, permitindo reunir personalidades da área literária com percursos profissionais distintos, tais como ensino ou a engenharia física.

 

 

Autor do romance “Índice Médio de Felicidade” (Prémio da União Europeia para a Literatura 2015), “A Noite dos Animais Inventados” (Prémio Branquinho da Fonseca, da Fundação Calouste Gulbenkian e do jornal Expresso) e “O Tubarão na Banheira” (Prémio Autor SPA/RTP 2010 de Melhor Livro Infanto-Juvenil), David Machado tem livros e contos publicados em diversos países.

 

 

Miguel Miranda é médico e autor de vários romances, livros de contos e livros infantis, entre os quais “Contos à Moda do Porto” (Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores), “O Estranho Caso do Cadáver Sorridente” (Prémio Caminho de Literatura Policial) ou “Todas as Cores do Vento” (finalista do Prémio PEN Narrativa 2012).

 

 

Vencedor do Prémio Leya em 2012 com o romance ‘Debaixo de Algum Céu’, Nuno Camarneiro publicou o seu primeiro e aclamado romance ‘No Meu Peito Não Cabem Pássaros’ em 2011, posteriormente editado no Brasil e em França.

 

 

Nascido no Alentejo, Pedro Inocêncio chegou a Faro aos 15 anos, onde vive desde então. “Tudo acontece por uma razão”, é o seu primeiro romance. O autor teve ainda a oportunidade de ver “Poema do amor” integrar o livro “Entre o sono e o sonho”, a VI Antologia de Poesia contemporânea, lançada pela Chiado Editora.

 

 

A distribuição por palcos e os horários do Festival F serão anunciados na segunda-feira, dia 29 de Agosto. 

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6699 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.