Ricardo Ribeiro encerrou (em grande) o Santa Casa Alfama, que acolheu 10600 pessoas

 

 

Ricardo Ribeiro teve a responsabilidade de encerrar a 7ª edição do festival de fado, em Alfama, agora intitulado Santa Casa Alfama.

O fadista esteve acompanhado por José Manuel Neto, Carlos Manuel Proença e Francisco Gaspar, proporcionando um concerto que agradou, e muito, aos milhares que ali se encontravam para o ver e ouvir.

Abriu o espectáculo com o Fado Menor e o Fado Corrido, permitindo logo aí perceber que não deixaria créditos em vozes alheias e que o Fado seria o fio condutor do seu espectáculo.

Ricardo sabe a qualidade que tem e isso reflecte-se nas voltinhas que apenas ele consegue dar nas interpretações fadistas que faz, além da, reconhecida, voz poderosa.

O fadista tem a capacidade de emocionar o público com o seu canto e, mesmo não sendo consensual, é claramente um intérprete destacadíssimo na actualidade fadista. Um percurso que tem vindo a percorrer tranquilamente (inspirado, quiçá, pelo seu Alentejo amado) e por mérito.

Destaque para interpretações como as que ouvimos em ‘Barro Divino’, ‘Entrega’, ‘Fadinho Alentejano’ (no qual imitou várias vozes, num momento extraordinário) ou ‘Eu sei que sou demais’.

O Santa Casa Alfama fechou em grande, numa edição na qual acolheu 10600 pessoas, ao longo de dois dias de festival.

 

Texto: Rui Lavrador
Fotografias: João de Sousa

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6331 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.