RTP 2 e Antena 2 com “Os Dias da Música” no CCB

A Antena 2 e a RTP 2 vão estar presentes nos “Dias da Música” em Belém. A edição de 2016 decorre de 22 a 24 de Abril, no Centro Cultural de Belém.

 

O concerto inaugural será transmitido no dia 22 de Abril, às 22:00,na RTP 2. A actuação irá pertencer à Orquestra Metropolitana sob o tema “A Representação do Outro”, com obras de Claude Debussy (“Iberia”), Manuel de Falla (“Noches en los Jardines de España”) e Nikolai Rimsky-Korsakov (“Scheherazade”), dirigida pelo maestro Pedro Amaral e com Josep Colom no piano.

 

 

O tema da edição deste ano é “A volta ao mundo em 80 concertos”, inspirado no famoso romance “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, do escritor Júlio Verne. A proposta é dar a conhecer diferentes estilos musicais e proporcionar uma viagem a determinados espaços geográficos. Um tema que irá incluir música oriunda de terras distantes como: Pérsia, Guiné, Tunísia, Indonésia, Israel e Índia, e também música de compositores clássicos que se inspiraram em viagens pelos quatro cantos do mundo. O concerto de encerramento vai-nos levar a fazer uma viagem musical pelo mundo. Este concerto acontece no dia 24 de Abril, às 21:30 e também vai ser transmitido pelo segundo canal da televisão estatal.

 

 

Seguindo o tema “A volta ao mundo em 80 concertos”, o concerto de encerramento alinha-se pelas coordenadas d´A Viagem de Phileas Fogg, o protagonista de “A Volta ao Mundo em 80 Dias” de Júlio Verne, com obras de Edward Elgar, Giuseppe Verdi, Léo Delibes, Giacomo Puccini, Aaron Copland, Leonard Bernstein, e ainda, Edward Elgar. O concerto é da Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo maestro Domenico Longo, e conta ainda com a participação do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, da soprano Cristiana Oliveira e da meio-soprano Cátia Moreso.

 

 

Os dias da música decorrem de 22 a 24 de Abril no Centro Cultural de Belém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.