RTP e Leya apresentaram “Colecção Essencial- Livros RTP” na presença de Marcelo Rebelo de Sousa

arrowarrow


A livraria Leya, na Bucholz, recebeu ontem, 20 de Abril, a apresentação da Colecção Essencial – Livros RTP, que contou com a presença do Ministro da Cultura, Dr. Luís Filipe Castro Mendes, num evento presidido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

 

A Colecção Essencial – Livros RTP é um projecto cultural concebido pela RTP em parceria com a Leya.

 

 

Consiste na publicação de um conjunto de obras de ficção, de autores lusófonos e estrangeiros. O objectivo desta iniciativa é a promoção do gosto pela leitura através da descoberta (ou redescoberta) de alguns dos autores mais relevantes do séc. XX, colocando à disposição do público um livro por mês e a um preço reduzido (10 euros), algumas das obras-primas da literatura contemporânea.

 

 

O primeiro volume desta colecção é hoje lançado, “Ensaio sobre a cegueira” da autoria de José Saramago.

 

 

Esta colecção surge 46 anos depois de uma primeira, que fez furor na altura, os livros RTP. Esta iniciativa tem como principal objectivo despertar o gosto pela leitura através da descoberta ou redescoberta de alguns dos maiores clássicos da literatura nacional e internacional. Será lançado um volume por mês, num total de 25. Em Maio chegará às lojas “A guerra do fim do mundo” de Mário Vargas Llosa, e em Junho, “Jerusalém” de Mia Couto.

 

 

A curadoria desta colecção é da autoria de Zeferino Coelho, um dos mais reconhecidos editores do mundo. Colecção esta que foi considerada recentemente parte integrante do Plano de Leitura Nacional, num reconhecimento da sua importância.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6255 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.