RTP e LeYa lançam segundo livro da colecção Essencial: “A Guerra do Fim do Mundo”

O segundo livro da Coleção Essencial – Livros RTP é  “A Guerra do Fim do Mundo”, de Mario Vargas Llosa, que chegou esta semana às livrarias, com prefácio de António Mega Ferreira. Esta obra é uma parceria entre a RTP e a LeYa.

“O romance (…) é um vasto fresco que aborda temas aparentemente tão diversos como a corrupção das elites e o oportunismo dos políticos, a sobranceria militar e a inaptidão das forças desencadeadas, a nua humanidade dos deserdados e a sua disponibilidade para seguirem os vendedores de ilusões.” ,é desta forma que António Mega Ferreira fala sobre o livro de Vargas Llosa. “A Guerra do Fim do Mundo” desenrola-se em finais do séc.XIX, no Brasil, mais precisamente no Sertão da Baia, um movimento popular forma-se em torno do místico António Conselheiro. O governo do Rio de Janeiro reage mandando uma força militar para repor a ordem. A resistência popular obrigou as tropas a fugirem. Este acontecimento deu início à Guerra dos Canudos, que mobilizou milhares de tropas. É a história desta guerra que se conta neste romance.

 

 

Esta obra do escritor peruano, Prémio Nobel da Literatura, Mario Vargas Llosa, sucede assim a “Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago, com o qual a coleção se estreou, em Abril de 2016. Vargas Llosa nasceu em 1936 e é um dos mais importantes escritores da América latina. É prémio Cervantes e Príncipe das Astúrias.

 

 

Em Junho sairá o terceiro livro da coleção:” Jerusalém”, de Mia Couto, com prefácio de Miguel Real. O objectivo desta iniciativa é a promoção da leitura e do gosto pela descoberta ou da redescoberta dos mais importantes autores a um preço reduzido, 10€.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.