Rui Bandeira: “Sonhar faz-nos ter objectivos e acreditar que é possível alcançá-los!”

 

 

 

Rui Bandeira tem novo disco, “Sonho estar contigo”, e celebra 20 anos de carreira. A sua filha, Bárbara Bandeira, é actualmente um dos nomes emergentes da música portuguesa. Estes foram dois dos temas que o músico abordou na entrevista que concedeu ao Infocul.

 

 

A parceria com Jorge do Carmo, o seu percurso profissional, as redes sociais, o actual momento da música em Portugal e os objectivos e sonhos por concretizar, foram alguns dos temas que abordámos nesta entrevista a um dos nomes que integra a história da música em Portugal.

 

 

Rui, ainda continua a sonhar?

Sem dúvida que sim! O Sonho comanda a Vida já dizia o Poeta! Sonhar faz-nos ter objectivos e acreditar que é possível alcançá-los! Alguns desses sonhos conseguimos realizar e outros nem sempre!

 

 

Quais os sonhos que faltam conquistar?

Graças a Deus já alcancei/realizei alguns sonhos na minha vida, e que por vezes nem sonhava que um dia os pudesse concretizar! Acredito que sonhar é muito bom, mas tudo nesta vida só se consegue com muito trabalho! E é o que sempre acontece quando trabalhamos e nos esforçamos!

 

 

Quando começou a pensar neste disco, “Sonho estar contigo”?

Todos os meus discos são feitos com algum tempo! Nunca fiz um álbum em 15 dias! A parte criativa é a mais demorada e a que mais valorizo, pois passa por tentar casar uma boa melodia com uma boa história! Por vezes demora-se muito tempo neste processo! Uma canção quando é boa, tem de soar bem apenas com uma guitarra ou um piano, as palavras têm que tocar no intimo das pessoas! Não se pode “rimar” só porque fica bem ou soa bem! As pessoas têm de se identificar com a história e com a melodia da canção! O arranjo musical vem apenas para valorizar essas vertentes! Este CD “Sonho estar Contigo” começou a ser trabalhado em Setembro de 2017 e apenas saiu para o mercado discográfico em Junho de 2018.

 

 

Qual a principal mensagem que tenta transmitir com este disco?

A grande mensagem é o Amor entre o homem e a mulher! Gosto de abordar situações em que todas as pessoas se possam identificar com aquilo que canto! Fico muito feliz quando me abordam e dizem que as minhas canções têm tudo a ver com algo que estão a passar ou já passaram na vida!

 

 

Como analisa e que balanço faz do seu percurso?

Acho que tenho construído uma carreira linear, sem grandes altos e baixos, mas ao mesmo tempo muito solidificada! Estou praticamente nesta indústria à 20 anos e desejo continuar assim até que o meu público o permita! A música é mesmo a minha vida! Trabalhei e lutei muito para conseguir o meu espaço na indústria!

 

 

Mudava algo?

Boa pergunta (risos).Vou responder com uma canção que fiz neste disco, que é a faixa número 4, que fala exactamente sobre todo o meu percurso e do agradecimento que tenho por todo o apoio que tenho tido ao longo deste anos todos! “Não me Arrependo de Nada” faixa 4 do CD “Sonho estar Contigo”

 

 

Jorge do Carmo assina quase a totalidade das letras deste disco. Quando surge esta parceria?

O Jorge do Carmo além de ser o meu Produtor desde 1997 é também um grande amigo! Foi com ele que comecei o meu trajecto profissional, foi com ele que conquistei um Festival RTP da Canção em 1999 e talvez seja a pessoa que melhor me conhece em termos musicais! Tem sido uma presença constante nos meus discos, tanto nas autorias como na Produção Musical!

 

 

Identifica-se com a escrita do Jorge ou é ele que já conhece muito bem as emoções do Rui Bandeira?

Ao fim de tantos anos já nos conhecemos muito bem! Sabemos o que queremos abordar e o que achamos que o público se vai identificar! O Jorge do Carmo tem uma escrita que chega facilmente às pessoas! Debatemos muito nos assuntos e histórias que queremos falar! A maioria das histórias que canto não são autobiográficas, excepto algumas que são feitas propositadamente para o efeito!

 

A sua filha, Bárbara Bandeira, é actualmente um sucesso em termos de redes sociais e está a começar a carreira. Como analisa o trajecto e o caminho que ela está a seguir?

Como devem calcular estou muito feliz pela Bárbara! Ela é muito focada e sabe bem o que quer! O talento e o dom nasceu com ela, é algo que não se ensina… ou se tem ou não se tem! Além de ser muito talentosa, tem algo que poucas pessoas, por mais talentosas que sejam, às vezes falta sempre qualquer coisa para chegar lá … Os Americanos tem uma definição boa pra isso, chama-se “Star Quality” e penso que a Bárbara tem esse ingrediente! E não o digo só porque sou o Pai dela! Digo porque convivo diariamente com ela e apercebo-me de tudo o que se passa com ela! Ela já nasceu uma estrela!

 

 

Ela pede-lhe conselhos?

Honestamente quando era mais nova pedia sim… agora nem tanto, mas mesmo assim sendo  Pai, estou sempre presente a aconselhá-la! Sou mais eu a dar conselhos do que ela a pedir-mos! Mas é normal na idade em que ela se encontra!

 

 

O que diria o Rui, de agora, ao jovem que começou a cantar?

Diria “Nunca deixes de acreditar em ti e no teu potencial! Com Trabalho e humildade tudo se consegue!”

 

 

Em termos de espectáculos, quais serão os próximos?

São vários os locais onde poderão assistir a um concerto meu neste verão de 2018. Deixo aqui alguns:

 

21JUL – Paradela | Barcelos
28JUL – Paredes de Viadores | Marco de Canaveses
04AGO – Vila Fria | Viana do Castelo
05AGO – Espinho
08AGO – Sobrão – Meixomil | Paços de Ferreira
11AGO – Priscos | Braga
12AGO – Abaças | Vila Real
14AGO – Alvarelhos | Trofa
15AGO – Valga | Ovar
16AGO – Esposende
18AGO – Juncal | Porto de Mós

 

 

Em termos de redes sociais, onde pode o público interagir consigo?

 Tenho uma Página no Facebook (RUI BANDEIRA – Página Oficial) e estou também no Instagram (ruibandeiraoficial)

 

 

Dedica muito tempo às redes sociais?

Sim dedico bastante tempo às minhas Redes Sociais, pois considero que assim estou mais perto de quem realmente gosta de mim e daquilo que faço profissionalmente!

 

 

Como analisa o actual momento da música em Portugal?

Existe uma nova geração que está a trazer uma lufada de ar fresco ao panorama musical! Fico muito feliz por ver os artistas portugueses a brilhar ao nível dos “ícones” internacionais! Já se está a fazer muito boa música em Portugal, que em nada fica atrás dos americanos ou de expressão inglesa. Esta nova geração está a quebrar barreiras e acredito que esta nova era da música portuguesa, irá a muito breve prazo, internacionalizar-se!

 

 

Qual a mensagem que pretende deixar aos leitores do Infocul?

Agradeço todo o apoio e  carinho que tem tido comigo ao longo destes 20 anos! Espero poder continuar a retribuir com o que melhor sei fazer na vida, que é cantar e fazer boa música! Obrigado a todos.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 11/07/2018


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

_