Rui Bento Vasques: “ Tentámos premiar os méritos que vão acontecendo e foi nesse sentido que a confraria e eu optámos pelo Gilberto Filipe”

 

Em declarações aos sites Infocul.pt e Toureio.pt, Rui Bento Vasques, assessor da Confraria a Nossa Senhora da Nazaré, na vertente tauromáquica e gestão da Arena da Nazaré, falou sobre a primeira parte da temporada neste tauródromo e ainda sobre a mini-feira taurina que ali decorrerá, em Setembro.

Esta primeira parte penso que temos um balanço positivo, da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, um trabalho em que a tauromaquia deve estar agradecida pela aposta que tiveram em fazer, uma questão directa em relação ao que era habitual e tradicional”, acrescentando que “lançámos uma primeira parte rematadíssima, a primeira parte com cartéis diferentes e de máxima categoria, e que tivemos a reposta mais importante, do público, da imprensa, dos aficionados e de alguma forma sinto que o sururu do lançamento dos cartéis, houve depois uma consequência naquilo que foi a presença de público nas corridas”, começou por dizer.

Destacou o facto de ali terem marcado presença “ganadarias de máximo prestígio e categoria, que na sua maioria resultaram e proporcionaram êxitos aos toureiros e forcados, é evidente que alguns dias, sobretudo com os forcados, as coisas não foram fáceis, mas faz parte da festa, está dentro do guião que tem uma corrida de touros. Mas de uma forma geral triunfou a diversidade de cartéis e alguns toureiros que triunfaram de uma forma mais rotunda”.

Na corrida ontem ali realizada, como aqui demos conta, o cavaleiro Gilberto Filipe substituiu o rejoneador Andrés Romero, devido a lesão.

Sobre esta alteração explicou que “pensámos sobretudo que o Andrés Romero pudesse recuperar e vir, porque está num grande momento, um toureiro que estava aqui por mérito próprio, pelo êxitos que alcançou na passada temporada, e porque é, penso eu, que é um dos toureiros do momento, pela sua temporada em Espanha, e nas actuações que teve em Portugal, e à parte disso penso que era um do grandes atractivos da corrida de hoje. Esperámos até à passada quarta-feira, atendendo à zona e gravidade da lesão, para colocarmos em cima da mesa as possibilidades de toureiros que tenham tido triunfos recentes. Pensámos em dois ou três mas inclinámos pelo Gilberto Filipe porque nas últimas semanas teve triunfo importante nas Caldas da Rainha e também na Feira de Alcochete. Tentámos premiar os méritos que vão acontecendo e foi nesse sentido que a confraria e eu optámos pelo Gilberto Filipe”.

Para a mini-feira de Setembro, começou por explicar que “Marcos Bastinhas foi um dos toureiros que tentamos contratar para a mini-feira mas não conseguimos conciliar”, e por esse motivo o cartel contará com “o João Moura Jr. e o Rouxinol Jr., que foram indiscutivelmente dois dos triunfadores desta primeira parte. O Nuno Casquinha como tinha sido prometido, quando saiu o cartel dos três matadores que se realizou em Lisboa, era aquilo que eu podia oferecer por mérito que ele tem. Penso que é um cartel muito rematado, com o grupo de Coruche que já tinha sido anunciado e o grupo das Caldas que entra por na outra corrida só ter pegado um touro. A corrida Falé Filipe, vai com certeza proporcionar um bom espectáculo.

Faltando ainda a mini-feira de Setembro, Rui Bento Vasques faz um “ balanço muito positivo, sendo que sacamos as nossas ilações e sabemos que há coisas que podemos melhor e de certeza que vamos trabalhar com dedicação para melhorar.

Por melhorar, destaca a “mais e melhor comunicação e aquele público que ainda não conseguimos traze-lo, tratar de ir ao encontro de métodos e ferramentas que faça com que estimule as pessoas a vir.

Sobre a sua continuidade como Assessor da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, Rui Bento diz que “vai depender daquilo que a confraria desejar, eu desde logo estou encantado, grato e contente com o trabalho que estamos a desenvolver, aquilo que vamos falando é de melhorar e corrigir coisas, por isso penso que é um projecto para funcionar por mais tempo.

 

Cartéis para a Mini-Feira Taurina de Setembro:

 

Sábado, 7 de Setembro, pelas 22:15: cavaleiros João Moura Jr., Luís Rouxinol Jr. e a apresentação na praça da Nazaré do matador de toiros Nuno Casquinha. Forcados Amadores de Coruche e das Caldas da Rainha. 6 toiros Falé Filipe

No domingo, às 17:00:  Novilhada popular com 3 novilhos para os cavaleiros praticantes: Correia Lopes, Ricardo Cravidão e Manuel Oliveira. Pegam os Forcados Juvenis de Vila Franca de Xira. Após a corrida haverá uma aula prática de toureio a pé.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6259 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.