Rui Massena sobe hoje a palco para celebrar 15 anos de Rock in Rio e assume: “Isto estimulou-me imenso”

Isabel Pinto

 

 

Inicia-se hoje três dias de concertos, na Torre de Belém, que celebram 15 anos de Rock in Rio em Portugal. Em palco estará Rui Massena a dirigir uma orquestra com 53 músicos. Antes do concerto, que inicia pelas 21:00, o maestro concedeu entrevista ao Infocul.pt.

Sobre a concepção deste espectáculo, disse-nos que “foi muito difícil pôr aqui a Torre de Belém” [risos], acrescentando que em palco estarão “53 músicos, é uma formação sinfónica, um espectáculo conseguido por uma grande equipa: a equipa do Roc in Rio, da Ocubo…

O público irá, então, assistir a um “espectáculo sincronizado com a ideia de articular as músicas, a imagem e o céu ocupado pelo fogo, portanto foi um trabalho de preparação muito grande e chegamos hoje ao grande dia”.

O alinhamento já é conhecido e a escolha partiu “primeiro com o Rock in Rio a decidir quais as bandas e os concertos mais relevantes. Depois começámos por bandas, autores, canções, depois ver o que se adapta a orquestra, o que se pode fazer com orquestra”, até que “depois foi passar isso tudo, escrevê-las, escrever para orquestra dá imenso trabalho, imenso prazer mas imenso trabalho, e até que conseguimos construir entre as várias equipas este trabalho e agora é tentar dar o máximo”.

Assume que “isto estimulou-me imenso, estou aqui com esta felicidade que podes constatar, porque foi um desafio bom, tem uma grandeza artística que acho relevante. Eu acho que as funções são construídas pelas pessoas, as pessoas constroem as funções”, quando questionado sobe o facto de ser maestro e ao longo do seu percurso ter quebrado várias barreiras e preconceitos associados à função.

A título profissional adiantou-nos ainda de que “estou a começar a compor o meu quarto disco, tenho três discos como sabes, será o meu quarto disco de originais. Estou muito contente com esse percurso, acho que vamos somando coisas à vida que nos dão muito prazer, a minha música original dá-me muito prazer, tem sido um percurso progressivo e muito bonito também”.

Para esta noite, além dos 53 músicos, está anunciada a participação especial de Agir e Carolina Deslandes no espectáculo.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6262 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

2 thoughts on “Rui Massena sobe hoje a palco para celebrar 15 anos de Rock in Rio e assume: “Isto estimulou-me imenso”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.