Depois do Country Focus em 2017 em que o Eurosonic Noorderslag recebeu 23 artistas portugueses e inúmeros profissionais, a indústria nacional da música continua a marcar uma forte presença num dos maiores festivais e feiras de música a nível global, com 6 artistas nacionais confirmados.

Os artistas confirmados para actuar em Groningen, cidade holandesa, são: Diron Animal, que depois de ser obrigado a cancelar a actuação do ano passado devido ao mau tempo foi novamente convidado pela organização do Festival, Fogo Fogo, O Gajo, Keep Razors Sharp, banda convidada pela Antena 3, Scúru Fitchádu e Whales.

As escolhas para o Eurosonic Noorderslag, segundo a organização e o mote do Festival, devem-se ao crescimento e afirmação de cada projecto como um novo talento da música portuguesa com potencial de internacionalização, principalmente no mercado europeu.

No âmbito da integração da WHY Portugal em duas importantes redes de music export offices ao nível europeu – a EMEE – European Music Export Exchange e a rede ETEP – European Talent Exchange Programme – a plataforma garante que todos os anos sejam convidados, pelo menos, três artistas nacionais para cada edição do Eurosonic Noordeslag, ficando a selecção final dos projetos em si a cargo do programador do evento, Robert Meijerink e da sua equipa. Em 2019 essa presença é reforçada já que foram confirmados os 6 artistas já mencionados.

A rede ETEP é especialmente importante para os artistas que têm oportunidade de apresentar showcases no Festival já que o facto de tocarem ao vivo para uma audiência de profissionais e o contacto directo que podem ter com os mesmos facilita o agenciamento em festivais europeus, fora dos seus países de origem, em cooperação com a European Broadcasting Union (EBU), export offices e media local.

A WHY Portugal vai promover também um conjunto de workshops que antecipam a edição de 2019 do Eurosonic Noorderslag que visam a capacitação profissional no contexto da exportação da música e serviços do cluster da música com o objectivo de maximizar os resultados dos participantes neste evento em que a WHY Portugal está presente ou com o qual tem uma parceria.
Os workshops decorrem nos dias 11 e 12 de Janeiro no Palácio Baldaya em Benfica e estão integrados na programação de um fim de semana totalmente dedicado à música que acontece nesse mesmo espaço.

O Eurosonic Noorderslag tem lugar em várias salas e espaços de Groningen, Holanda, de 16 a 19 de Janeiro de 2019. O evento destaca e dá a conhecer a diversidade de talento musical a toda a Europa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.