José Geadas, após triunfal actuação na edição anterior, regressou à Sociedade Boa União, para actuar no segundo dia de Santa Casa Alfama, a convite de Ricardo Ribeiro.

O jovem fadista alentejano é um talento extraordinário que além de cantar o Fado com uma sensibilidade ímpar, é, também, extraordinário executante na arte de dedilhar a guitarra portuguesa.

No Santa Casa Alfama, apenas, cantou e proporcionou um espectáculo sem erros. Sóbrio na postura e na arte de cantar, não necessita de malabarismos vocais para prender e emocionar quem o escuta.

Depois, não menos importante, junta às capacidades artísticas uma série de valores humanos (teóricos e práticos) que fazem dele alguém que o Fado deve preservar, valorizar e dar reconhecimento.

Alinhamento bem conseguido no qual cantou um tema com letra de Tiago Correia, ‘Sombra de Esperança’, ‘Enciclopédia do Fado’, ‘Ser Fadista’, entre outros, destacando-se ainda a homenagem, justa, que fez a Mário Rainho que ali marcou presença na plateia.

Voz bem colocada, afinação extraordinária, dicção perfeita e se algo se pode apontar talvez apenas a sua timidez quando fala com o público, mas até nesse aspecto é genuíno e não deve ser criticado.

Actuação de valor e a merecer, por parte dos responsáveis do festival, palcos com maior visibilidade.

Esteve acompanhado por Guilherme Banza, Rogério Ferreira e Filipe Larsen.

 

Texto: Rui Lavrador
Fotografias: Nuno de Albuquerque

 

 

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6702 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.