Santa Casa Alfama: Madeirense Beatriz Silva impressiona o público Lisboeta

 

 

No dia 27 de Setembro, primeiro dia do Santa Casa Alfama, actuou no Palco Santa Casa Futuro a artista madeirense Beatriz Silva.

Apresentada por Inês Pereira. a fadista cantou o início de “Fado É Condão”, de Fernando Maurício, fora de palco, mostrando-se depois trajada com um vestido brilhante e colorido, e com botas de vilão (sendo estas muito costumes na ilha portuguesa).

Já com experiência proveniente das casas de fado, a fadista interpretou temas próprios, e não muito usuais, com alguma emoção. Esta foi transmitida principalmente através dos olhos cerrados da cantora e dos seus movimentos corporais: demonstravam a dor e o amor que os temas transmitiam.

Cantou um dos poemas de José Luís Gordo, intitulado “O Quarto” e também um poema de sua autoria, que exprimia a sua tristeza pela infidelidade que seu espelho tinha para com ela, pois mudava a sua perspectiva que ela tinha sobre o seu próprio corpo.

Após ter agradecido ao público e à sua madrinha de fado Ana Moura, cantou um poema próprio, escrito no dia em que se tornou afilhada deixando no fim da actuação a cantora em lágrimas.

Após ter cantado com a ajuda do pequeno público, “Quem vai ao fado” de Jorge Fernando, e “Fado de Contradição”, que dedicou a um amigo; cumpriu a proposta de tornar músicas que não são fado em fado, tendo transformado “Menina Estás à Janela” de Vitorino e “Lambada” de Kaoma em dois belos fados.

Terminou a noite com a interpretação de “Bailinho da Madeira” (como tributo à sua terra natal) e “Tendinha” (tema com que acaba as suas actuações), ambos temas do repertório de Amália Rodrigues.

Foi acompanhada na sua actuação por Pedro Henriques, João Filipe e Paulo Paz, na guitarra portuguesa, na viola e no baixo, respectivamente.

 

Texto: Mariana Nave
Fotografias: Nuno Albuquerque

Mariana Nave

Em Fevereiro de 2019, começou a trabalhar com o projecto Infocul.pt, sendo este também o primeiro projecto com que colabora. Apesar de ainda não ter um longo percurso, continua a trabalhar sempre com o objectivo de melhorar as suas capacidades no ramo da comunicação social.

Mariana Nave has 30 posts and counting. See all posts by Mariana Nave

Mariana Nave

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.