Toureio.pt

 

 

A Praça de Touros Celestino Graça, em Santarém, recebeu este domingo, 16 de Junho, a Corrida de Touros dos Agricultores.

Em praça os cavaleiros João Moura Jr., João Ribeiro Telles e Francisco Palha. Frente a touros da ganadaria Veiga Teixeira, actuaram, ainda, os Forcados Amadores de Santarém e Montemor.

João Moura Jr. recebeu o seu oponente numa sorte gaiola bem executada, evoluiu para um segundo comprido abrindo demasiado quarteio e que não resultou bem.

Na ferragem curta inicia com cravagem de excelente nota com ligeira batida ao piton contrário, repetindo a sorte no segundo curto. A actuação foi evoluindo qualitativamente e a ferragem a resultar bem, após bom desenho das sortes e rematando-as a preceito. Uma lide de grande nota de João Moura Jr.

Pelos Amadores de Santarém, pegou António Taurino ao terceiro intento. Volta pra cavaleiro e forcado.

João Ribeiro Telles lidou exemplar com 595 Kg. Após cravagem comprida regular, iniciou a curta com um ferro muito traseiro. Momento a partir da qual elevou a sua actuação para um patamar muito positivo com curtos bem desenhados e com batida ao piton contrário, resultando em sortes ajustadas, rematando-as bem. O quarto resultou menos impactante e o quinto, à segunda tentativa, voltou a elevar a actuação para um patamar de boa nota. Pelos Amadores de Montemor, pegou João da Câmara. Volta para cavaleiro e forcado, com o forcado a agradecer ainda no centro da praça a pedido do público após a volta de agradecimento. O Ministro da Agricultura aplaudiu está pega de pé.

Francisco Palha teve por diante um touro com 585 Kg. Recebeu o oponente em sorte gaiola, seguindo-se um, segundo, comprido de boa nota. Após trocar de montada, e na ferragem curta, assistimos a um toureiro a mais para touro a menos o que retirou algum brilho. Mas Palha esteve fracamente bem e em patamar de grande toureio. Apostou em sortes frontais, em dar vantagem ao touro, pisando depois terrenos de compromisso para deixar a ferragem. Termina com uma cravagem excelente em terrenos apertados e junto às tábuas e mais um ferro de parar corações e o tempo. Grande lide!

Pegou Francisco Graciosa, pelos Amadores de Santarém, ao primeiro intento, após brindar ao ministro da Agricultura. Volta para cavaleiro e forcado.

Na sua segunda lide, Moura Jr. enfrentou um touro com 605 kg. Voltou a receber em sorte gaiola, que resultou bem, cravando mais um comprido regular. Na cravagem curta desenvolveu lide de grande qualidade mas pouco diversificada. Curtos com batida ao piton contrário e duas Mourinas colocaram o público rendido ao seu toureio. Pelos Amadores de Montemor, pegou Bissaia Barreto ao primeiro intento. Volta para cavaleiro e forcado.

O quinto touro da corrida contava com 545 Kg e foi lidado pelo cavaleiro João Ribeiro Telles. Na cravagem curta, após regular nos compridos, esteve em plano de destaque com ferros de emoção após bom desenho das sortes. Apostou em ferros com batida ao piton contrário e pisando terrenos de compromisso. Uma brega bem executada, boa escolha de terrenos e uma lide de grande qualidade. Lourenço Ribeiro, pelos Amadores de Santarém, pegou ao primeiro intento. Volta para cavaleiro e forcado.

Encerrou a tarde, no que respeita às lides, Francisco Palha frente a rés de 575 Kg. Recebeu o touro em sorte gaiola, com destaque para o saber aguentar perante um touro que prolongou saída criando suspense. Perante um touro que faltava ao momento da reunião, Palha teve algumas passagens em falso e na cravagem do segundo curto sofreu mesmo toque na montada. Após este ferro foi concedida música, numa péssima decisão do director de corrida. Logo de seguida, Palha voltou a estar bem na cravagem mas sem grande emoção por parte de um oponente que dificultou a tarefa, não impedindo Palha de cravar mais dois excelentes ferros. Pegou Francisco Borges, pelos Amadores de Montemor, ao segundo intento. Volta para forcado e ganadeiro. Foi ainda autorizada volta ao cavaleiro mas este recusou dar.

Uma corrida em que Palha regressou após grave lesão mas na qual enfrentou o pior lote da corrida. João Moura Jr. teve o melhor lote da corrida e teve duas lides positivas, tendo Telles também tido momentos de qualidade.

Corrida dirigida por Lourenço Luzio, assessorado por José Luís Cruz.

A praça registou três quartos da sua lotação preenchidos.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6259 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.