Brentano_String_Quartet

 

Santiago do Cacém marca a terceira temporada da 13ª edição do Festival Terras sem Sombra. Este sábado decorreu a visita ao património histórico e o concerto com o Brentano String Quartet na Igreja Matriz local.

 

 

A tarde começou com um encontro na Praça Conde do Bracial, junto da Igreja da Misericórdia, do pelourinho e também de algumas casas senhoriais, algo que existe em grande número nesta localidade.

 

Nesta visita histórica há a destacar o Palácio dos Condes de Bracial, que abriu ao público pela primeira vez, neste dia. O cuidado na sua manutenção, é visível. Outro momento de destaque foi a visita ao Moinho da Quintinha.

 

 

À noite foi a vez de a Igreja Matriz receber o Brentano String Trio, considerado o melor quarteto de cordas do mundo e vindo directamente de Nova Iorque.

 

 

“Perpétuo Movimento: Em torno d’A Arte da Fuga”, titulo do espectáculo, permitiu uma viagem pelas obras de Bach, Gesualdo, Kurtag, Gubaidulina e Britten. O quarteto composto por Misha Amory, Serena Canin, Nina Lee e Mark Steinberg, não deixou créditos por mãos alheias e proporcionou uma viagem quase que cinematográfica no que às melodias diz respeito. Um filme de enorme bom gosto, servido com requinte e equilíbrio.

 

 

Para a manhã deste domingo está agendada a visita de biodiversidade ao cujo alvo principal é paisagem cultural em torno do antigo convento de Nossa Senhora do Loreto e a plantação de sobreiros.

 

 

Entre as individualidades que marcam presença neste fim-de-semana no festival, destaque para o Dr. Fernando Pádua.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6692 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.