Sara Pereira pretende que Oficina da Guitarra “proporcione uma oferta educativa vasta em torno do universo da guitarra”

 

 

Sara Pereira, directora do Museu do Fado, falou ao Infocul sobre a importância da Oficina da Guitarra, que hoje inaugurou em Alfama.

 

Destaca que é “de uma importância enorme, é um projecto muito antigo, fazia parte do plano de salvaguarda da que apresentamos à Unesco na candidatura do fado à lista do património cultural imaterial e é óptimo neste dia tão especial com tantos músicos, perceber a forma tão imediata como aderiram a este desafio, como quiseram juntar-se a nós para vir celebrar e vir prestar homenagem aos maestros, perceber a alegria com que estavam a tocar”.

Acrescenta que “é um projecto importantíssimo, graças aos nossos mestres Óscar Cardoso e João Cardoso, Gilberto Grácio e Hugo Madeira, que têm um oficio que pela sua própria natureza permanece na sombra e esquecemos de como é fundamental para que o fado se construa e hoje em dia com tanta gente a aparecer a cantar, gente nova a tocar, cada vez melhores e é muito importante salvaguardar a arte da construção da guitarra e garantir que os nosso mestres têm as melhores condições possíveis para passar esta artes às novas gerações”.

Sobre o funcionamento deste novo espaço, explicou que de “Maio a Setembro vai funcionar com uma programação regular de ateliers e workshops com o Óscar Cardoso, Gilberto Grácio, o Hugo Madeira, Rita Marcelino, estudiosos da guitarra portuguesa, estudiosos da história da guitarra portuguesa, queremos juntar não só construtores mas também investigadores, pessoas de várias disciplinas que vão apresentar os seus conhecimentos. A partir do próximo ano vamos arrancar com um curso à seria, vamos divulgar esta oferta no inicio do mês de Julho, vamos abrir inscrições, vamos perceber que formandos temos, se é necessário fazer dois cursos um para iniciados e outro para um nível mais avançado, ainda não sabemos os alunos que vamos ter. Vai ser interessantíssimo, vamos ter uma oficina que proporcione uma oferta educativa vasta em torno do universo da guitarra, construção que é fundamental com os mestres, mas também o conhecimento da botânica, as madeiras, os comportamentos das madeiras”.

 

Texto e Entrevista: Rui Lavrador
Fotografias: Arlindo Homem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.