Sec. Estado da Cultura no arranque das obras da “Casa de Cidadania Salgueiro Maia”, em Castelo de Vide

 

 

 

A Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, irá presidir às cerimónias do 25 de Abril em Castelo de Vide, terra-natal de Salgueiro Maia, onde assinalará o arranque das obras da Casa de Cidadania Salgueiro Maia. Este projecto, que valorizará a memória de um dos pais da Revolução de Abril e irá enriquecer a qualificação cultural da região, nasce de uma vontade e pedido último do Capitão de Abril, que legou o seu espólio à terra onde quis ser sepultado para que um dia nela existisse um museu dedicado à exaltação dos valores de Abril.

A Casa de Cidadania Salgueiro Maia é um projecto da Câmara Municipal a instalar no Castelo de Castelo de Vide, Monumento Nacional afecto à Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo).

A candidatura aos fundos comunitários foi efetuada pela DRCAlentejo, dona da obra, tendo sido celebrado um protocolo com o Município de Castelo de Vide que assumirá os valores correspondentes à contrapartida nacional.

O espólio de Salgueiro Maia deixado a Castelo de Vide por seu testamento inclui objectos notáveis da história recente de Portugal, ligados ao dia 25 de Abril de 1974, entre os quais a granada que levava na mão quando avançava na rua do Arsenal, o megafone com que ao longo do dia foi dando as suas instruções e a farda que usava.

No ano em que se celebram os 45 anos de Abril, bem como os 75 anos sobre o nascimento de Salgueiro Maia, será assim lançada a primeira pedra do espaço museológico Casa de Cidadania Salgueiro Maia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.