Setúbal: Comemorações Bocagianas 2017

setubal1

 

 

As habituais Comemorações Bocagianas acontecem no dia 15 de Setembro, feriado municipal em Setúbal. O do Dia de Bocage e da Cidade vai ser composto por um conjunto de iniciativas culturais, desportivas e de lazer, que se vão realizar durante todo o mês.

 

 

 

No dia 10 de Setembro, pelas 22:00, o Fórum Municipal Luísa Todi vai receber a apresentação do Hino do Município de Setúbal, que vai substituir o anterior hino, datado de 1898. A entrada é livre.

 

 

 

Os vinhos e a gastronomia vão estar em destaque de 14 a 17 de Setembro na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. O “Setúbal Wine & Flavours” vai incluir uma feira, exposição, provas de vinhos comentadas, showcooking, degustações e workshops.

 

 

 

A 14 de Setembro, pelas 21:00, a Sociedade Musical Capricho Setubalense vai receber a XVIII edição da tertúlia “Eis Bocage… Conversas de Botequim”. Neste encontro cultural haverá declamação de poesia e muito convívio.

 

 

 

O dia 15 de Setembro, feriado municipal, vai começar pelas 10:00 com o hastear da bandeira, nos Paços do Concelho. Seguem-se uma cerimónia de homenagem a Bocage que vai incluir a deposição de flores na estátua do poeta, na Praça de Bocage. Neste mesmo local haverá momentos de declamação de poesia por actores do Teatro Animação de Setúbal e a actuação do coro da Associação de Socorros Mútuos Setubalense.

 

 

 

Já nos Paços do Concelho, às 11:00, vai haver uma homenagem aos trabalhadores aposentados da Câmara Municipal de Setúbal e dois apontamentos musicais feitos por  Mafalda Louro e o Externato Rumo ao Sucesso.

 

 

 

Na parte da tarde, pelas 14:30, será inaugurada a segunda fase da obra de construção do passeio pedonal “O Despertar”, no Forte da Bela Vista. Esta intervenção resulta de uma proposta feita pelos moradores.

 

 

 

Às 15:00, vai começar a iniciativa “Paços do Concelho de Portas Abertas”. Esta iniciativa convida toda a população a fazer uma visita guiada. Esta será orientada por José Luís Catalão. Trinta minutos depois, será inaugurado o novo parque lúdico do Casal das Figueiras e, às 16:30, será inaugurado o parque infantil da Praceta Virgílio Ferreira. Estas iniciativas são organizadas pela União das Freguesias de Setúbal com o apoio da Câmara Municipal.

 

 

 

O Salão Nobre dos Paços do Concelho vai receber, pelas 17:30, a apresentação do “III Volume das Obras Completas de Bocage”. Esta apresentação será conduzida por Daniel Pires e Miguel Real.

 

 

 

As artes cénicas vão estar em destaque, pelas 21:00, Casa Bocage. O Teatro Animação de Setúbal apresenta “A Noite dos Poetas”. Esta história apresenta-nos um fantasioso encontro virtual entre Olavo Bilac e Bocage, da autoria de João Natale Netto.

 

 

 

Pelas 22:00 haverá animação musical nas arcadas dos Paços do Concelho com a actuação do Coral Luísa Todi. As comemorações finalizam-se com o concerto “Cantar Setúbal em Fado”. Este vai contar com actuações de Carla Lança, Joana Lança, Sara Margarida e Susana Martins.

 

 

 

A “Noite Bocagiana” será o grande destaque do dia 16 de Setembro. Neste dia as lojas vão estar abertas fora de horas e muitas actividades vão acontecer no centro da cidade.

 

 

 

A 17 de Setembro vai ser realizada a Regata de Banheiras e Insólitos. Esta iniciativa tem início marcado para as 08:30 e às 11:30 será dado o sinal de partida desta competição que deve terminar pelas 12:30. A noite vai ser animada, pelas 21:00, com o concerto dos Passione nos Paços do Concelho.

 

 

 

A Rampa da Arrábida vai levar, no dia 23 de Setembro, os amantes de automobilismo de volta a Setúbal, 11 anos depois.

 

 

 

Bocage vai contar a ser evocado durante o mês de Setembro com várias iniciativas, como é o caso de “Bocage a la Carte”. O actor José Nobre vai levar a poesia bocagiana a vários espaços públicos das cinco freguesias do concelho.

 

 

 

O mês de Setembro termina, dia 30, com a iniciativa “Bocage à Solta”. Esta iniciativa começa às 21:00, no Pátio do Dimas da Casa da Cultura, com declamação de poesia. A iniciativa termina com uma sessão de cinema no Espaço 50Cuts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.