Sintra acolhe quarta edição de Light Atmospheres

 

 

 

4ª edição do AURA FESTIVAL – Light Atmospheres regressa à vila de Sintra entre 2 e 5 de Agosto (quinta a domingo) para provocar os sentidos de residentes e visitantes através de acontecimentos artísticos únicos que têm a Luz como matéria e principal meio de criação.

 

Em 2018 o AURA celebra o Ano Europeu do Património Cultural e apresenta um programa internacional com intervenções artísticas entre o MU SA – Museu das Artes de Sintra e a Quinta da Regaleira.

 

Ao longo de um percurso pedestre pela vila de Sintra, apresentam-se esculturas em cenários não convencionais, projecções interactivas, urban mapping interventions, documentários, divulgação científica, projectos colaborativos e passeios guiados.

 

As mais de uma dezena de obras de artistas nacionais e internacionais partem de referências locais, como, por exemplo, as memórias dos residentes ou o vinho de Colares, e reconfiguram-nas em acontecimentos artísticos que transfiguram, simultaneamente, a forma como nos relacionamos com a noite e com o espaço urbano de Sintra.

 

Na edição deste ano, o AURA FESTIVAL alia à vivência artística e luminosa de Sintra o conceito de street food, proporcionando aos visitantes três zonas de convívio gastronómico ao longo do percurso, com produtos naturais, não processados e de origem biológica.

 

O AURA foi distinguido com o selo de “remarkable festival” 2017-2018 pela associação europeia EFFE (Europe for Festivals, Festivals for Europe) devido ao seu compromisso artístico, abordagem inovadora, envolvimento da comunidade e compromisso europeu e internacional.

 

Entre a partilha de experiências internacionais, a concretização dos projectos com a comunidade sintrense, e o assumir de boas práticas de intervenção no espaço público e no património cultural mundial na vila, AURA vai criando um campo de acção, uma linguagem e uma comunidade de artistas, pensadores e amigos por todo o mundo.

 

AURA é a mistura perfeita entre a paixão pela pesquisa, o equilíbrio de recursos, a sustentabilidade do impacto na paisagem e a inclusão do património cultural local (material e imaterial) na criação e prática artística.

 

Toda a programação aqui.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6322 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.