‘Soam As Guitarras’ revela programação e estende-se a três cidades

 

 

Três edições, três concelhos. À terceira edição, o Soam As Guitarras chega a três municípios: Oeiras, Évora e Póvoa de Varzim, de 4 a 14 de Abril. O evento estende-se, pela primeira vez, à Póvoa de Varzim após chegar a Évora em 2018, um compromisso reforçado este ano, e permanece com enfoque especial em Oeiras, o município fundador. Em 2019, o Soam As Guitarras recebe 18 espectáculos de 14 artistas que estreiam novos formatos, promovem encontros únicos ou actuam em nome próprio, celebrando a arte da guitarra.

Numa programação que se distingue pela versatilidade, o Soam As Guitarras volta a dar espaço a novos discos: Manel Cruz actua a solo no evento, dias após editar o primeiro LP em nome próprio “Vida Nova”, dia 5 de Abril; Luísa Sobral, que lançou em 2018 “Rosa”, actua em duo com Manuel Rocha no evento; David Fonseca estreia “Radio Gemini_Closer”, um espectáculo intimista que cruza o cinema e imagens com a sua música, dando continuidade à promoção de “Radio Gemini” (2018); Royal Bermuda mostram o trabalho de estreia, “Paraíso Cafajeste”; e Rubel, a nova revelação da Música Popular Brasileira, interpreta o seu mais recente disco “Casas”, num formato intimista.

Os encontros entre artistas assumem, uma vez mais, um papel central na filosofia do evento. The Legendary Tigerman convida Calcutá (Teresa Castro, dos Mighty Sands) para actuar consigo pela primeira vez e Aline Frazão estreia um espectáculo inédito com Pedro Jóia; Marta Pereira da Costa está de regresso ao evento e traz um convidado especial, Tiago Bettencourt, que partilha consigo o palco para visitar repertório tradicional, do jazz e do fado.

Em nome próprio apresentam-se ainda três virtuosos na arte da guitarra: Ângelo Freire traz a sua voz e guitarra portuguesa, acompanhado por viola e baixo, para um concerto único no Soam As Guitarras; Pedro Caldeira Cabral apresenta “Cítara Portuguesa” e Ricardo Rocha actua também a solo, com a sua singular abordagem à guitarra portuguesa.

O Soam As Guitarras realiza-se no concelho de Oeiras, nos Auditórios Municipais Ruy de Carvalho (Carnaxide), Eunice Muñoz (Oeiras) e Igreja da Cartuxa (Caxias), entre 4 e 7 de Abril, e na semana seguinte, entre 11 e 14 de Abril. Em Évora os concertos acontecem de 4 a 6 de Abril, no Teatro Municipal Garcia de Resende e na Igreja de São João Evangelista (Palácio Cadaval). Na Póvoa de Varzim será o Cine-Teatro Garrett e o mítico Diana Bar a receber o festival, de 11 a 14 de Abril. A programação distribuída por dias e salas pode ser consultada abaixo.

Os bilhetes para Évora já se encontram disponíveis. A partir da próxima semana será possível comprar bilhetes para os concertos na Póvoa de Varzim e em breve serão disponibilizados ingressos para os espectáculos em Oeiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.